Nesta quinta-feira (9), a partir das 19h, a Galeria de Arte Archidy Picado do Espaço Cultural José Lins do Rego abre a exposição “Invisível Presença”, com obras do artista visual Luiz Barroso. A mostra é composta por signos que aparecem em desenhos que remetem à azulejaria portuguesa.
Barroso foi se descobrindo como artista a partir dos desenhos de infância feitos com caneta esferográfica nas folhas de caderno. Com o tempo, foi aprimorando seu traço e ainda hoje lança mão de técnica com caneta esferográfica sobre cartão.
Nestes desenhos, de forma compulsiva, com a repetição de traços e formas, o artista resgata o seu eu “arcaico”. São signos que aparecem sem uma elaboração prévia. Tudo parte do seu imaginário. É um repertório de elementos plásticos que evidenciam também o acúmulo e a superposição, marcas recorrentes no seu trabalho.
Os desenhos são representados em variados formatos na exposição – quadrados, retângulos e composições – produzidos a partir de pedaços de papel cartão. Em “Invisível Presença” o artista os apresenta numa configuração que remete à azulejaria portuguesa de tradição Barroca e, também, aos nomes pintados em murais de grafites urbanos.
O resultado é uma composição plástica, na qual os traços e as formas se movimentam e se entrelaçam construindo novos caminhos para a comunicação do mundo interior com o exterior.
Serviço:
Exposição Invisível Presença
Artista: Luiz Barroso
Local: Galeria de Arte Archidy Picado, no Espaço Cultural José Lins do Rego
Abertura: 9 de junho
Hora: 19h
Período de visitação: 10/06 a 22/07, de segunda a domingo, das 8h às 18h
Entrada: gratuita
Via: Governo da Paraíba