Ângela Duarte
A Companhia Cênica Torre de Papel, da cidade de Guarabira, ganhou o prêmio de Melhor Elenco no Festival Internacional de Teatro de Guaranésia, que aconteceu entre os dias 18 e 23 de abril no município que dá nome ao evento, em Minas Gerais. A trupe de teatro recebeu outras nove indicações. Eles levaram o espetáculo “O Pavão Misterioso e o Romance da Donzela”, uma adaptação do cordel “Romance do Pavão Misterioso” de José Camelo de Melo Rezende.
O Festival Internacional de Teatro Guaranésia recebe, durante cinco dias, trupes teatrais de vários lugares da América Latina com obras cênicas apresentando em diversos pontos culturais da cidade.
“Foi uma experiência incrível participar do Festival e receber um novo olhar de nossas próprias criações estéticas na arte teatral atual pós-pandemia”, declarou Marccelo Félix, ator e membro fundador da trupe, em uma postagem nas redes sociais.
Além de serem premiados na categoria de Melhor Elenco, a Companhia Cênica Torre de Papel também foi indicada nas categorias: Composição Musical, Direção Musical, Figurino, Cenário, Maquiagem, Iluminação, Atuação, Direção, Pesquisa de Linguagem, Etnoreferência e Espetáculo Destaque.
Fundada em 1994, a Companhia Cênica Torre de Papel desenvolve desde 2019 o Projeto Cultural Curta Cordel. “O Pavão Misterioso e o Romance da Donzela” é a segunda adaptação do projeto, com elementos da estética naif e armorial. A Primeira montagem do projeto foi “São Saruê”, um monólogo adaptado do cordel “Viagem ao País São Saruê” de Manoel Camilo dos Santos, que foi premiado em 2021 como Melhor Direção e Melhor Peça na categoria Teatro adulto no Fest&Arte, que acontece anualmente no Rio de Janeiro.