O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Grupo Orquestra de Samba de Mulheres se apresenta no Theatro Santa Roza

Por Jaqueline Rodrigues

Orquestra de Samba de Mulheres. Foto: Thercles Silva

Por muito tempo as mulheres foram personagens secundários na cena musical do samba, mas com o aumento de mulheres nesse cenário isso vem se alterando aos poucos. Não à toa a Orquestra de Samba de Mulheres é um grupo formado por mulheres, da cidade de João Pessoa, que reúne cantoras e musicistas da música paraibana. Durante as últimas semanas, começaram as vendas para o show da Orquestra que acontece no dia 19 de março, no Theatro Santa Roza, localizado no centro de João Pessoa. 

Em entrevista, a cantora Polyana Resende, relata que o objetivo desse projeto é a reunião da força feminina para mostrar o trabalho e a força da mulher no samba. Ela conta também sobre essa diferença de gênero, pelo espaço ser predominantemente ocupado por homens contendo a voz de poucas mulheres. 

De acordo com a entrevistada, a iniciativa se deu a partir de uma conversa entre ela e a cantora Helô Uehara, com a abordagem de um projeto que contasse apenas com mulheres tocando e cantando samba. Após isso, o evento da Funesc no dia do samba realizado em 2021, surgiu como uma oportunidade de pôr essa ideia em prática. A proposta conta com a apresentação dos clássicos do samba e também com músicas autorais das artistas.

O projeto reúne 12 musicistas, contando com as cantoras: Helô Uehara, Polyana Resende, Renata Arruda, Salete Marrom e Savanna Aires; E as instrumentistas: Ailma Ribeiro (Cavaquinho); Ana Carla da Silva Santos (Bateria); Dell Santos (Percussão); Elen Santana (Flauta); Elma Virgínia (Contra-baixo); Hellen Leal (Percussão) e Fabiane Fernandes (Violão e guitarra). 

Há também algumas parcerias, como o Maestro Potyzinho Lucena, na direção musical e arranjos; na fotografia, Uênia Barros; a produção executiva com Efigênia, Helô Uehara e Polyana Resende; iluminação com Henrique Castro; a arte com Amanda Andriola e por fim, o técnico de som, Santana. 

Grupo mostra a força das mulheres no samba. Foto: Thercles Silva

Ao fazer a divulgação do show, o grupo menciona a importância de mulheres que são exemplos, como Clara Nunes, Alcione, Clementina De Jesus, Beth Carvalho, citadas por Polyana Resende, isso porque essas mulheres as impulsionam a ocupar cada vez mais esse espaço. 

“Hoje, nós temos uma cena do samba daqui de João Pessoa, cada vez mais sendo ocupada pelas mulheres e isso é cada vez mais maravilhoso, porque a gente ter esse ambiente diverso, enriquece e é isso que a gente quer: estar fazendo samba, compondo, trazendo essa força, a história das mulheres no samba”, relata Polyana Resende.

O coletivo se reúne de forma independente em 2022, contando com os apoios de empresas que admiram a arte e cultura. O evento está marcado para às 20h, no dia 19 de março, os ingressos estão custando R$ 30,00 inteira e R$ 15,00 meia-entrada e estão sendo vendidos online. Além disso, é necessário o uso de máscara e comprovante de vacinação de pelo menos, a segunda dose para a entrada do show.
Para a compra dos ingressos, você pode acessar a plataforma, clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *