O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Inauguração do ‘Cantinho do Interior’ acontece amanhã em João Pessoa

Laura Moura

Angoleiros do Interior e colaboradores do Cantinho. Imagem: Reprodução/Stephani Somekawa

Acontece amanhã (07), a partir das 14h, a inauguração do Cantinho do Interior. O evento conta com atrativos para os mais variados gostos e venda de produtos e comidas artesanais. Além disso, a abertura segue com uma programação marcada pela cultura popular da região, com apresentações e muita diversão garantida. Com entrada gratuita, a comemoração será realizada no espaço colaborativo do Cantinho, na Rua Alfredo Melo, 260 – Castelo Branco, ao lado do Fábio Bebidas.

O Cantinho do Interior foi criado com o intuito de unir cultura e diversão. Através de mercadorias artesanais, os realizadores buscam construir um ambiente vibrante e acolhedor que valoriza a riqueza da cultura brasileira. A história do local surge muito antes da sua inauguração, por meio da paixão pela capoeira. Um grupo de amigos começa a praticar o esporte e, então, torna-se um núcleo da Escola de capoeira angola: ‘Os Angoleiros do Interior’, com a supervisão do treinador Boa Voz.

A princípio, os treinamentos ocorriam numa praça no Bairro Castelo Branco, contudo, com a chegada do período de chuvas, surgiu a necessidade de um local próprio para exercitar a arte da capoeira. Como parte dos integrantes do grupo e amigos próximos eram microempreendedores e trabalhavam com produtos artesanais de diversos segmentos, nasceu a ideia de unir tudo num único lugar e, a partir do trabalho coletivo, abrir um espaço de encontros, trocas e treinos.

Angoleiros do Interior exercitando a arte da capoeira. Imagem: Reprodução/Stephani Somekawa

Fugindo das expectativas da colaborativa, a chuva era apenas a primeira de muitas outras dificuldades que estavam por vir. A equipe encarou diversos problemas durante um ano de reforma,  arregaçando as mangas e colocando as mãos na massa. 

“Muitas dificuldades! Estávamos utilizando o espaço somente para os treinos de capoeira porque precisava de reforma e só tínhamos dinheiro pra pagar o aluguel e olhe lá. A gente fez muitas vaquinhas e vendemos rifas para poder reformar o espaço. Colocamos telha, consertamos um buraco no teto de gesso, pintamos, reparamos a infiltração e por aí vai. Temos sorte de ter pessoas com diversas habilidades no grupo, tudo foi feito por mãos que frequentam o espaço”, conta Stephani Somekawa, idealizadora da Peabiru Arte e uma das colaboradoras do Cantinho do Interior. 

Após muita dedicação e trabalho, a associação comemora a tão desejada inauguração com animação e altas expectativas para o futuro. “Eu estou muito feliz e empolgada com a abertura do Cantinho. Eu e os outros colaboradores participamos de diversas feiras e eventos que ocorrem na cidade, além das vendas online, mas ter um espaço físico proporciona maior exposição para as marcas. As pessoas que passam pela região têm a oportunidade de conhecer os produtos, o que pode atrair novos clientes e aumentar a visibilidade”, continua Somekawa. Além disso, ela ressalta a importância de um espaço físico para também criar uma experiência de compra mais envolvente e personalizada, em que os fregueses poderiam explorar os produtos, experimentá-los e receber atendimento direto. 

Capoeirista há 6 anos, a colaboradora destaca ainda a significância de unir suas duas paixões num único lugar, almejando que o local se torne um ponto não só de referência cultural, mas também de paz de espírito. 

Stephani Somekawa, idealizadora da Peabiru Arte e colaboradora do Cantinho do Interior, com suas artes em macramê. Imagem: Reprodução/Stephani Somekawa.

“Para nós a capoeira surge como um processo de cura, de união, acolhimento e cuidados com o corpo, além de todo contexto histórico-social que envolve. Espero que o Cantinho seja um espaço de encontros, trocas e treinos, onde buscamos trabalhar nossa mente, corpo e espírito, mantendo a amizade e o trabalho coletivo”, conclui Stephani.

O evento garante uma programação repleta de pluralidade cultural, com vivência de capoeira angola com os angoleiros do interior, às 16h e, com a festa de inauguração com o grupo ‘Forró de Fininho’, às 19h.

A gestão do Cantinho é dividida em parte pelo grupo de capoeira e em outra pelas 6 marcas que expõem seus produtos:

•Rafa DasFolhas, com produtos de cuidados pessoais à base de ingredientes naturais;

•Peabiru Arte em Macramê, que oferece peças de joalheria feitas à mão;

•Gelinhos Dilu, com sorvetes artesanais veganos e refrescantes;

•Macondo Trigo Vivo, com pães de fermentação selvagem;

•Irá Comida Viva, que apresenta opções de alimentação viva e saudável; e 

•O Melhor – Substratos e biofertilizantes, com produtos para cuidados com plantas.

Produtos das marcas colaboradoras. Imagem: Reprodução/Stephani Somekawa

O Cantinho realizará suas atividades de segunda a sexta, das 10hrs às 17hrs,  e os treinos à noite.

Serviço:

Data: Sexta-feira (07), a partir das 14h

Local: Cantinho do Interior; Rua Alfredo Melo, 260 – Castelo Branco

(ao lado do Fábio Bebidas)

Programação: 14h – Abertura (exposição e vendas de produtos e comidas artesanais)  

16h – Vivência de capoeira angola com os angoleiros do interior

19h – Festa de inauguração com ‘Forró de Fininho’

Ingresso: Gratuito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *