Filme inspirado em livro de autor da Paraíba e em história real de superação alcançou o streaming global.
O filme brasileiro “Inexplicável” atingiu o pódio do ranking global da Netflix em abril de 2025, alcançando a 3ª posição e emocionando espectadores em todo o mundo. Além do sucesso no ranking global, o filme conquistou o 1º lugar nos rankings da Netflix em Brasil, Portugal, Argentina, Uruguai, Bolívia, Paraguai e Equador.
A produção, dirigida por Fabrício Bittar, tem raízes profundas na Paraíba: é baseado no livro “O Menino que Queria Jogar Futebol: Uma História de Fé e Superação”, do escritor paraibano Phelipe Caldas, e bebe da inspiradora história real de Gabriel Varandas, um garoto de João Pessoa apaixonado por futebol que, aos 8 anos, enfrentou um tumor cerebral maligno, foi desenganado pelos médicos, e teve uma recuperação surpreendente.
Em suas redes sociais, Phelipe Caldas falou sobre a repercussão da história: “[…] Eu sou feliz demais por ter sempre acreditado na literatura independente paraibana”.
Estrelado por Eriberto Leão e Letícia Spiller, “Inexplicável” acompanha a jornada de uma promessa do futebol que se depara com uma inesperada luta pela vida. O elenco também conta com as atuações de André Ramiro e Suely Franco. A narrativa aborda temas universais como a fé, a resiliência e o amor familiar, mostrando que mesmo nos momentos mais difíceis, a esperança e o apoio da família podem fazer toda a diferença.

Apesar de algumas adaptações para a linguagem cinematográfica, como a mudança de ambientação para São Paulo e certas nuances na trama familiar, a essência da batalha de Gabriel Varandas, natural de João Pessoa, e a sensibilidade da obra do escritor paraibano Phelipe Caldas são centrais à história. O sucesso de “Inexplicável” na Netflix celebra o talento do cinema nacional e, de maneira especial, projeta a cultura e as histórias da Paraíba para uma audiência global, se transformando em um fenômeno de público em diversos países. O filme está disponível na Netflix.