Gustavo D.
Na próxima sexta-feira (26) se encerram as inscrições para a Rede Hub Criativo, iniciadas no dia 5 de maio. As produtoras de audiovisual paraibanas têm mais uma semana para enviar seus projetos de obras seriadas ficcionais para a chamada pública da Rede, buscando concorrer ao recebimento de mentorias e consultorias com nomes importantes no mercado nacional. Para participar, é necessário ter um CNPJ registrado na Ancine e a proposta de obra registrada na Biblioteca Nacional. Seis propostas de ficção seriada vão ser selecionadas pelo projeto, seguindo três critérios principais: A originalidade global da proposta, consistência no desenvolvimento dos personagens principais e singularidade de arco na temporada. O resultado deve sair no dia 2 de junho.
A Rede é financiada pelo Edital FAPESP-FAPESQ 2019 e executada em uma parceria do Grupo de Produção e Pesquisa em Ficção Seriada (GRUFICS) com o Centro de Estudos de Telenovela (CETVN), que faz parte da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e mentorada pelos Prof Dr. Marcel Vieira Barreto Silva, professor de cinema da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e a Profa. Dra. Maria Immacolata Vassalo de Lopes, da USP. O objetivo do Hub é fortalecer a economia criativa do audiovisual paraibano e oferecer um auxílio na sua produção, circulação e consumo em um cenário desafiador para os produtores de seriados.
O projeto promete, após a sua conclusão, fazer com que cada produtora tenha desenvolvido uma ‘‘bíblia de vendas’’, isto é, deixar a obra pronta para o mercado, para a apresentação em eventos ou para canais e plataformas de streaming, assim como participar de editais de produção.
As inscrições para o Hub são realizadas via formulário. As seis propostas selecionadas, assim como duas suplentes, serão divulgadas até dia 2 de junho nos principais canais de comunicação do projeto. Para mais informações, consulte o regulamento oficial no site da Rede, ou no perfil @redehubcriativo.