O paraibano Gael Rodrigues, natural de Itabaiana, conquistou o primeiro lugar na categoria Juvenil do Prêmio Nacional de Literatura promovido pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). O escritor saiu vencedor com a obra “A Menina que engoliu um céu estrelado”. O resultado foi divulgado na quarta-feira (12).
Gael foi escolhido entre 1.116 escritores do Brasil, além de brasileiros residentes no exterior e estrangeiros naturalizados brasileiros. Esta foi a primeira edição do Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantil e Juvenil.
Usando elementos que remetem ao Nordeste, o livro conta a história da menina Jurema, que depois de ter engolido acidentalmente a lua e o céu estrelado, parte rumo à capital, ao lado do melhor amigo, o bode Damião, em busca do pai para solucionar o grande impasse. No caminho, personagens fantásticos e aventuras trabalham conceitos e valores, como a amizade, o egoísmo, a ganância e o amor.
Com 32 anos de idade, Gael Rodrigues também foi vencedor do Prêmio Literário da Fundação Cultural do Pará 2017 com o romance Terra Laranja e finalista do Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil.
Fonte: G1/PB