Evento ocorre no Centro Cultural São Francisco, no Centro Histórico de João Pessoa, com entrada gratuita.
Laura Moura
O universo literário brilha em João Pessoa, nos dias 28, 29 e 30 de novembro a cidade acolherá o Primeiro Festival Literário Internacional da Paraíba – FliParaíba 2024. Com entrada gratuita, o evento acontecerá no Centro Cultural São Francisco, no Centro Histórico de João Pessoa. O Festival reúne escritores brasileiros e lusófonos, exposições e estandes de editoras. Além disso, conta com uma programação marcada por shows, recitais e apresentações especiais, com destaque para a Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) e o Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima). Serão 3 dias de muita cultura e valorização da literatura regional.
Com o tema “Camões 500 anos – uma nova cidadania para a língua”, o FliParaíba 2024 busca fortalecer a literatura regional e o intercâmbio entre escritores do Brasil e países de língua portuguesa. Além disso, o projeto incentiva os jovens através do gosto pela leitura e pela produção literária, guiando-os pelo universo da aventura literária. Assim, o Festival garante um grande fomento para a cultura regional e colabora com a divulgação e valorização de pequenos escritores em conhecimento.
Em sua primeira edição, a festividade promete muita diversão não só para a comunidade leitora, mas também para os amantes da cultura popular. A abertura começa na quinta-feira (28), às 21h, com um concerto especial da Orquestra Sinfônica da Paraíba, sob regência do maestro argentino Gustavo de Paco de Gea. Na sexta-feira (29) não poderia ser diferente, o segundo dia inicia às 19h com um recital de poesia do poeta popular Jessier Quirino, que traz sua poesia nordestina ao palco. Por fim, os shows de encerramento acontecem no sábado (30), a partir das 20h, o local será tomado por Sandra Belê e Chico César, celebrando a música paraibana e findando o evento.
Serviço:
Local: Centro Cultural São Francisco, João Pessoa (PB)
Data: 28 a 30 de novembro
Horário: 9h às 21h
Entrada: Gratuita
Realização: Governo da Paraíba e Associação Portugal Brasil 200 anos (APBRA)