O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

José Lins do Rego é tema de palestra e do 3° Salão de Humor nesta terça no Espaço Cultural

Em homenagem ao escritor paraibano José Lins do Rego, a fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) vai promover, em João Pessoa, nesta terça-feira (15), às 14h30, uma palestra sobre a vida e obra do romancista. Ministrada pela pesquisadora e professora da UEPB, Geane Luna, a palestra receberá em média 180 pessoas e está prevista para ocorrer no auditório 1 do Espaço cultural.

José Lins do Rego Cavalcante nasceu no dia 3 de junho de 1901, em Pilar, interior da Paraíba. Romancista, jornalista e cronista, o escritor também era conhecido como “Contador de histórias”. É autor de obras como “Menino de Engenho” (1932), Doidinho (1933), “O Moleque Ricardo’ (1935), “Usina” (1936), entre outras. José Lins faleceu no Rio de Janeiro, em 12 de setembro de 1957, aos 56 anos.

O preito segue com a inauguração, do 3º Salão Nacional do Humor que leva o nome do escritor, nele será possível apreciar o trabalho de 14 artistas sobre o filho mais ilustre de Pilar, tão como de outros escritores renomados. A solenidade acontece às 19h e as obras ficam dispostas de 15 de setembro a 15 de outubro no mezanino com acesso pela rampa 1 do Espaço Cultural. As atividades lembram o 58º aniversário de morte do escritor.

A exposição contém peças nas categorias cartum, charge, tira, HQ (uma página) e caricatura, nas linguagens desenho, pintura e colagem. As obras foram selecionadas por meio de edital lançado em junho de 2014. Os artistas contemplados são Américo, Beto, Douglas Nogueira, Edilson Oliveira, Fernando Nascimento, Iéio, Izaac Brito, Luyse Costa, Marcela Luni, Moisés, Paulo Gracino, Val Fonseca, Wallace Ramon e William Medeiros.

Entre os selecionados, três obras foram premiadas. O primeiro colocado foi o trabalho “O Sorriso de Ubaldo”, de William Pinheiro; em segundo lugar, “Monteiro Lobato”, de Luyse Costa; em terceira posição, “Augusto & Eu”, de Val Fonseca. O artista Fernando Nascimento levou menção honrosa pela obra “Zé Limeira”.

A comissão julgadora foi formada por três técnicos da Funesc com conhecimentos específicos na área, designados pela presidência do órgão

 

Serviço:

Palestra sobre José Lins do Rego, com a professora da UEPB Geane Luna

Data: 15/09 (terça-feira)

Hora: 14h30

Local: Auditório 1 do mezanino, acesso pela rampa 1

Entrada: Gratuita

 


3º Salão Nacional do Humor José Lins do Rego

Artistas: Américo; Beto; Douglas Nogueira; Edilson Oliveira; Fernando Nascimento; Iéio; Izaac Brito; Luyse Costa; Marcela Luni; Moisés; Paulo Gracino; Val Fonseca; Wallace Ramon; William Medeiros

Período: 15/09 a 15/10

Abertura: 15/09 (terça-feira)

Hora: 19h

Local: Mezanino, acesso pela rampa 1

Entrada: Gratuito

 

 


Fonte: Secom PB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *