Débora Luz
No próximo dia 7 de junho, às 19h, acontecerá o lançamento do livro “Natanael e o Tesouro da Inclusão”, no Funes Ernani Sátyro, em Patos. O evento promete uma noite educativa sobre a importância da inclusão social. Haverá também apresentação musical do cantor PS Carvalho, com o show “Forró da Inclusão”.
O livro infantil, escrito por Natanael Sousa, possui uma narrativa metafórica para a inclusão social. A história segue a jornada de Natanael em busca de um tesouro, durante a qual ele encontra diversos personagens com habilidades e características únicas. O protagonista segue o percurso, descobrindo que inclusão vai além de aceitar diferenças – trata-se de valorizá-las e usá-las para enriquecer a comunidade, mostrando que cada indivíduo contribui de maneira única para o fortalecimento do grupo.
As ilustrações do livro são obra de Aurélio Filho, artista de Campina Grande, que trabalha com revistas de histórias em quadrinhos e homenagens a figuras ilustres da música regional brasileira. Aurélio é também um dos organizadores do evento SERTÃO HQ, um encontro de quadrinhos realizado no sertão da Paraíba.
Segundo Natanael, o lançamento do livro faz parte das ações de um projeto de inclusão voltado para escolas, destinado a crianças e adolescentes, que oferece uma variedade de materiais, incluindo música (escritas por PS Carvalho), videoclipe com interpretação em libras e karaokê, que podem ser utilizados por professores em instituições de ensino públicas e privadas.
“A expectativa é poder apresentar a história da inclusão para professores de Patos, para (o projeto) ser inserido nas escolas, para termos a verdadeira inclusão. Contar a minha história de superação, por onde passei, que é a história do livro e sobre o projeto, que tem a música ‘Forró da Inclusão’, também em Libras, e a peça de teatro, procurando ajudas para tornar estes projetos realidade”, conclui o autor.