O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

MEMUS PB lança podcast sobre música paraibana

Podcast “Memórias Sonoras” foi lançado na última segunda-feira (19) e tem como temática histórias e acontecimentos da música da Paraíba.

A Associação Memória Musical da Paraíba (MEMUS PB) lançou dia 19 de abril o Podcast Memórias Sonoras que tem como tema as muitas histórias e acontecimentos da música da Paraíba. Através do resgate de arquivos e entrevistas com diversos profissionais do ramo musical, o podcast surgiu como forma de narrar os acontecimentos históricos e contemporâneos da cena musical local. 

O primeiro episódio do Memórias Sonoras relembra a obra do violonista paraibano Canhoto da Paraíba, que faria em março 95 anos. Tido como uma das maiores referências do choro brasileiro, Canhoto influenciou a trajetória de muitos músicos, entre eles Fernando Caneca. Caneca já gravou a obra de Canhoto no disco Revisitando Canhoto da Paraíba (2004), onde toca inclusive um choro inédito que o compositor paraibano nunca gravou. A MEMUS PB entrevistou Caneca e apurou detalhes sobre a produção do álbum e a relação de ambos os músicos, revelando a personalidade inspiradora de Canhoto da Paraíba.  

A história de Canhoto da Paraíba está no primeiro episódio do Podcast “Memórias Sonoras”.
Foto: Reprodução

Com periodicidade mensal o podcast é apresentado pelo estudante de jornalismo, Walter Arcela em colaboração rotativa com os membros da associação, e possui vinheta de autoria do compositor Marcílio Onofre. Você pode ouvi-lo nas plataformas de streaming Spotify, Google Podcasts, Anchor, Breaker, Rádio Public, Apple Podcasts e no site da MEMUS PB, onde o usuário também pode acessar outros conteúdos acerca de música paraibana, como entrevistas, artigos e arquivos de acervo.

MEMUS PB

A MEMUS PB é uma associação sem fins lucrativos que surgiu em 2020 com o intuito de preservar e disseminar a memória musical da Paraíba através de ações artísticas, culturais e educativas, auxiliar no desenvolvimento da música local conservando acervos musicais e promovendo conteúdos diversos, como o podcast Memórias Sonoras. A associação presidida por Ana Elvira Steinbach Silva Raposo Torres, acadêmica e enteada do importante compositor José Alberto Kaplan, reuniu em sua criação diversos agentes de referência da cena cultural, como o contrabaixista Xisto Medeiros, o maestro Carlos Anísio, e o professor Ulisses Silva, entre outros musicistas, professores, jornalistas, arquivistas, escritores e pessoas que têm interesse e paixão pela música, totalizando 59 membros fundadores e fundadores honorários.

Paraíba Criativa com Assessoria MEMUSPB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *