A 31ª edição do Salão do Artesanato Paraibano será realizada de 10 de janeiro a 2 de fevereiro de 2020, na Avenida Cabo Branco, em João Pessoa. Pela primeira vez o evento irá homenagear artesãos que trabalham com o metal como matéria-prima, transformando sucatas, arames, zinco, chapas de ferro e outros metais em obras de arte. Entre os homenageados estão o artista plástico, escultor e artesão Wilson Figueiredo; o artesão João de Deus; a artesã Rosicler Fontana que trabalha com a fabricação artesanal de diversos tipos de facas; e o casal Humberto Heleno e Maria Miguel.
Esta edição do Salão do Artesanato terá ambientes projetados por renomados arquitetos da Paraíba e a estimativa é que 300 expositores participem do evento, que é realizado pela secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, por meio do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP) e co-realizado pelo Sebrae-PB.
Para o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gustavo Feliciano, este salão vem para fomentar a cadeia do artesanato e fazer uma grande exposição da produção dos artesãos paraibanos.
“No próximo ano, o Salão do Artesanato terá uma perspectiva diferente, com um lugar novo, que gera uma atração de turistas muito maior. A gente também está fazendo uma articulação com empresas de turismo para que o evento seja mais visitado, então as expectativas criadas são as melhores possíveis. Esperamos bater recordes de vendas, fomentando a cadeia de artesãos do nosso estado”, falou.
A gestora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Marielza Rodriguez comentou que, por ser em janeiro, época de alta estação, o evento deve atrair um grande número de turistas que estarão passeando por João Pessoa. “O Salão do Artesanato será montado em uma excelente localização, na orla do Cabo Branco, com uma grande estrutura para garantir que o cliente paraibano e os turistas sejam bem atendidos e possam conhecer toda a produção artesanal do estado. O evento é um compromisso do governador e da primeira-dama e presidente de Honra do Programa do Artesanato, Ana Maria Lins que levarão o evento novamente para a orla da Capital, atendendo ao pedido dos próprios artesãos”, frisou.
Mostrando uma preocupação social, na entrada do 31º Salão do Artesanato será arrecadado um quilo de alimento não perecível para ser doado para instituições de caridade.
Paraíba Criativa com informações da Secom – Governo da Paraíba