O monólogo “Vim Deixar Claro Que Eu Sou Escura”, escrito e interpretado pela atriz Islânia Nascimento, será apresentado no Abacatão, localizado na Sala 8 do Bloco C do CCTA da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A sessão acontecerá nesta quarta-feira (30), às 19h.
A produção conta com assessoria de movimento cênico de Lekinho Paraíba e registro fotográfico de Clarice Balduino. A trilha sonora é assinada por Rhudá.

Confira a sinopse:
“Vim deixar claro que eu sou escura” é o título pelo qual o enredo da dramaturgia é construído pela atriz Islânia Nascimento. No monólogo, a atriz destaca os processos de enfrentamento como uma mulher preta, desde os (des)laços familiares até a convivência em sociedade, apresentando uma dualidade entre a sua infância e a vida adulta.
A dramaturgia surge como uma tentativa de demonstrar e exercer seus pensamentos a partir das encruzilhadas, dos atravessamentos, das indigestões, da ancestralidade e da identidade. Além disso, expressar este monólogo é um fazer político, um grito por reconhecimento, uma vez que corpos pretos comumente estão inseridos em camadas nas quais não estão visíveis e, quando estão, na maioria das vezes, é em situações de extermínio e/ou violências.
Serviço:
Evento: Monólogo “Vim Deixar Claro Que Eu Sou Escura”
Local: Sala 8, Bloco C do CCTA, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Data: 30 de abril de 2025
Horário: 19h