A Mostra Sesc PB de Cinema teve sua estreia nesta quarta-feira (29). E a primeira escola a receber a iniciativa do Setor de Cultura do Serviço Social do Comércio da Paraíba, o Sesc PB, foi a Oswaldo Pessoa, situada no bairro do Ernani Sátiro. O projeto pretende alcançar Escolas públicas e privadas, Organizações Não Governamentais (Ongs), associações de moradores e núcleos independentes de animação cultural da Grande João Pessoa.
A proposta, que se expandiu devido ao sucesso da II Mostra Sesc Paraíba de Cinema realizada no inicío do mês, pretende exibir 12 filmes de cineastas paraibanos nas comunidades que previamente se inscreverem requisitando fazer parte do roteiro da Mostra. A programação também conta com oficinas relacionadas ao audiovisual, com nomes consagrados do cinema paraibano. Para inscrever sua comunidade basta entrar em contato com o Setor de Cultura do Sesc.
O Setor de Cultura do Sesc fica localizado na Rua Desembargador Souto Maior 281, Centro de João Pessoa e os telefones para contato são: 32083158/99960183.
Confira abaixo a programação:
Quarta-feira (29/07)
Horário: 10h e 14h
Filme: Transmutação
Direção: Torquato Joel
Sinopse: Ô fogo liquefaz o que é sólido.
Filme: Espectral
Direção: Bruno Vinelli
Sinopse: Um homem vaga no vazio onde nenhum som irá chegar.
Filme: Papo Jovem
Direção: João Victor
Quinta-feira (30/07)
Horário: 10h e 14h
Filme: Insosso
Direção: Uégillys Keyllor
Sinopse: Um solitário rapaz que passa os dias em seu apartamento na companhia de uma estranha moça com qual mantém uma delicada e fria relação.
Filme: A Queima
Direção: Diego Benevides (foto)
Sinopse: Em noite de queima Macário surge para impedir o fogo.
Filme: A Prisão das Almas
Direção: Erik Medeiros
Sexta-feira (31/07)
Horário: 10h e 14h
Filme: Maria Está Aqui
Direção: Edilete Bezerra
Sinopse: Nossa Senhora aparece para freira na capela e lhe confia uma missão.
Filme: Contracorrente
Direção: Leandro Cunha
Sinopse: Na correnteza das águas do Rio Pomba/MG, Geraldo resiste à degradação ambiental de peixes, paisagens, vidas e sonhos, imersos em lembranças de um tempo não mais possível de ser vivido nestas águas de cores e luzes. “Contracorrente” faz uma reflexão sobre o duelo entre a força sutil da natureza e a ação corrosiva do homem.
Filme: Contínuo
Direção: Odécio Antônio
Agosto
Data:11,12,13/08
Horário: 09h às 11h
Oficina: Aprendendo a Ler Imagens em Movimento
Ministrante: Torquato Joel (Cineasta)
Sobre a oficina: Proporcionar o entendimento claro e simples de como se faz uma obra audiovisual para despertar uma visão crítica das linguagens do cinema, do vídeo e da televisão. Oferecer subsídios técnicos e práticos para a construção de elementos audiovisuais a serem utilizados como ferramentas artísticos-culturais e educacionais em várias práticas sociais.
Data: 12 e 13/08
Horário: 14h às 17h
Oficina: Análise da Maquiagem de Produções Cinematográficas
Ministrante: Willians Muniz (Ator e Maquiador)
Sobre a oficina: Analisar e recriar maquiagens produzidas em diferentes linguagens audiovisuais, através do material visto durante as aulas práticas.
Outubro
Data: 06 e 07/09
Horário: 19h às 21h
Oficina: As adaptações dos quadrinhos no cinema
Ministrante: Audaci Jr. (Jornalista e crítico especializado na área de cinema)
Sobre a oficina: Refletir sobre as diferenças entre HQs e as películas; apresentar obras menos conhecidas que não são as superproduções com super-heróis; apontar as causas e motivos para que Hpllywood use constantemente os quadrinhos como matéria-prima; colocar curiosidades comparativas das suas mídias.
Data: 27,28 e 29/09
Horário: 19h e 21h
Oficina: História do Cinema – Dos anos 60 aos dias atuais
Ministrante: Renato Félix (Jornalista e crítico especializado na área de cinema)
Sobre a oficina: Conhecer a história do cinema entre 1895 e os anos 1960, as etapas de seu desenvolvimento, suas técnicas e os grandes nomes e movimentos cinematográficos da primeira metade de sua história.
Fonte: Jornal da Paraíba