Denis Teixeira
Na beira do mar da Penha, um tesouro foi descoberto: as escamas do peixe Camurupim, que nas mãos habilidosas das artesãs da região, viram biojóias estilizadas com fios de cobre, pérolas, conchas e outros materiais. As mulheres que produzem as peças, ficaram conhecidas como Sereias da Penha e, ao lado da escadaria da Penha, bem junto ao mar, a lojinha delas se mostra tímida aos olhares dos turistas.
Mas de tímida a lojinha não tem nada! Pois o sucesso das peças produzidas pelas artesãs foi tanto que o estilista Ronaldo Fraga as levou para a maior semana de moda do Brasil, o São Paulo Fashion Week, onde todas as sereias foram prestigiar o evento e levar a cultura e o artesanato paraibano para o outro lado do país.
O trabalho para as artesãs é motivo de muito orgulho, não só de fonte de renda, mas de importante produção cultural para a região, as escamas do Peixe Camurupim, transformadas em arte, transformam a realidade dessas mulheres, que reafirmam sua identidade, suas raízes e a sua autoestima através das peças.