O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba abre temporada 2016 na próxima quinta-feira

A Orquestra Sinfônica Jovem abre a temporada de concertos 2016 na próxima quinta-feira (26), às 20:30hs, com entrada gratuita, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, na Fundação Espaço Cultura, em João Pessoa. No repertório estão composições de Heitor Villa-Lobos, Nikolai Rimsky-Korsakov, Emmanuele Galea e Ottorino Respighi. A regência será de Luiz Carlos Durier. Já o solista é Marcel Marques Amorim.

A programação segue com a conhecida música de igreja, Pastorale, de Emmanuele Galea. A Sinfonia é muito executada em concertos natalinos, sendo considerada uma das mais belas músicas de Natal.

Suíte de Danças e Árias Antigas n. 2 é, talvez, a obra mais conhecida de Ottorino Respighi, maestro italiano, falecido em 1936. Ele também tem como destaque a Trilogia Romana. Suas composições misturam impressionismo, neoclassicismo e pós-romantismo em obras com sentido de luxúria e sensualidade, com sons exóticos e ricos.

Solista – Marcel Marques Amorim, natural de Aracaju-SE iniciou seus estudos de música no Conservatório de Música de Sergipe (CMS), onde estudou o básico e o avançado em trombone. Após dois anos foi aceito pela Banda Sinfônica do Estado de Sergipe (SECBANDA). No mesmo ano em que foi aprovado na banda, foi também aprovado na Orquestra Sinfônica Jovem de Sergipe, regida pelo maestro Ion Bressan. Participou de vários grupos, como Big Band, Quartetos, Quintetos, Trios, Grupos de Metais, Bandas de Forro, Axé, Bandas Bailes, Orquestras de frevo pelos estados de Sergipe, Bahia, São Paulo Rio de Janeiro e etc.

Regente – Natural de João Pessoa, Luiz Carlos Durier é o regente titular da OSPB Jovem há 17 anos. O trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. As suas interpretações cativantes e criativas produzem sempre sucesso de público e crítica. Sob sua batuta já se tornou tradição a Jovem apresentar estreias mundiais com excelente qualidade técnica e artística. Em setembro de 2013 foi nomeado diretor artístico e regente titular da OSPB.

 

Repertório

Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959)

Sinfonietta n. 1 A Memória de Mozart

Allegro justo

Andante non troppo

Andantino – Molto allegro

 

Nikolai Rimsky-Korsakov (1844 – 1908)

Concerto para trombone

Allegro vivace – Andante cantabile – Allegro

 

Solista: Marcel Marques Amorim

 

Intervalo

 

Emmanuele Galea (1790 – 1850)

Sinfonia Pastorale – Sonata da Chiesa

Orquestração: Mauro Faruggia

 

Ottorino Respighi (1879 – 1936)

Suíte de Danças e Árias Antigas n. 2

Laura Soave

Danza Rustica

Campanae Parisienses – Ária

Bergamasca

Via: Governo da Paraíba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *