O projeto ‘De Repente no Espaço’ apresenta na noite da quarta-feira (4), a partir das 19h, no mezanino do Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa o repente da poesia popular com entrada gratuita. Os convidados são João Lourenço (PB) e o jovem Felipe Pereira (RN). A apresentação é de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento.
Para o público que acompanha do projeto, é a oportunidade de conferir a performance dos poetas. A noite promete ser especial, pois reúne dois nomes do topo da lista da arte do repente. Poetas que trazem consigo o dom que os permite trazer o verso no improviso. Rápidos no raciocínio e no gatilho mental, os dois têm sempre a resposta de imediato ao oponente.
Sobre os repentistas
João Lourenço – Nasceu em Pilar (PB), nas terras do Engenho Corredor, na mesma propriedade rural onde nasceu o grande romancista José Lins do Rego. Começou a cantar em 1977. Dedicou-se por sete anos ao coco e depois adotou a viola. Mudou-se para Pernambuco em 1984, quando começou a atuar em dupla com Rogério Menezes. Começou a carreira de repentista na zona rural e depois veio para a cidade com a intenção de se profissionalizar. Atualmente João Lourenço reside em Caruaru/PE. É considerado, pelos amantes da cantoria, como um dos melhores poetas cantadores do Nordeste.
Felipe Pereira – Aos 22 anos, faz parte da nova geração de repentistas do Nordeste. Essa geração é conhecida pelos jovens que estão surgindo no cenário da poesia popular contando com o apoio e organização do poeta Ivanildo Vila Nova. Nascido em Natal (RN), já desponta como um dos jovens mais promissores repentistas da atualidade na região Nordeste.
Iponax Vila Nova – Filho do repentista Ivanildo Vila Nova. Considerado um dos mais importantes recitadores da nova fase da poética popular nordestina, Iponax gosta de interagir com o público, permitindo a ele fazer parte de sua poesia. Convidado para participar ou mediar os maiores festivais de viola do País, o poeta traz na bagagem muita experiência e a referência dos principais cantadores do Nordeste.
Via: Paraíba Society