Com assessoria*
Realizado pela Desloca Filmes, curso gratuito será realizado no Centro Cultural Mestre Benedito, de 24 a 29 de março.
Neste mês de março, o projeto “Parahyba Sonora – Cursos Intensivos de Captação de Som no Audiovisual”, realizado pela produtora Desloca Filmes, encerra seu ciclo de formação na cidade de Cabedelo com um curso profissionalizante. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 17 deste mês, através do Instagram @deslocafilmes ou do link. Das 15 vagas disponíveis, 10 serão destinadas a bolsistas, selecionados a partir de critérios socioeconômicos e ações afirmativas, com prioridade para mulheres, mães solo, pessoas pretas, indígenas, quilombolas, transgênero, periféricas e PCD.

O curso acontecerá de 24 a 29 de março no Centro Cultural Mestre Benedito, das 9h às 17h, e nesta edição será voltado para captação de som no audiovisual com enfoque na área do cinema.
“No meio audiovisual, a relação com som é intrínseca, mas com o desenvolvimento do cinema paraibano, os departamentos de som carecem de profissionais especializados, sobretudo de assistentes. Ter um curso como esse, gratuito, é uma grande oportunidade de capacitação para o mercado”, afirmou Nina Flor, da produtora paraibana Desloca Filmes.
Com facilitadores como Guga Rocha, Mayara Valentim e Bruno Alves, renomados e experientes profissionais do cinema paraibano, os participantes serão introduzidos ao universo conceitual, técnico e prático da captação de som cinematográfico.
“O curso aborda história do som no cinema, a formação do departamento de som no audiovisual, qual o papel de cada membro da equipe, física do som, operação de equipamentos de captação e exercícios práticos”, completou Bruno Alves, coordenador pedagógico do projeto e sócio da Desloca Filmes. “É uma porta para novos talentos e fomento de profissionais nessa área, mas também uma oportunidade para o próprio audiovisual paraibano”, acrescentou.
Parahyba Sonora
O projeto Parahyba Sonora – Cursos Intensivos de Captação de Som no Audiovisual é uma realização da produtora Desloca Filmes, com incentivo do Governo Federal, através da Lei Paulo Gustavo, com gestão do Governo da Paraíba, via Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB) e já passou pelos municípios de Nazarezinho (no Sertão paraibano), Congo (região do Cariri) e Campina Grande (Borborema), concluindo sua jornada na Zona da Mata, na cidade portuária de Cabedelo.
