Menu
O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O presente trabalho tem como principal objetivo registrar, com base em pesquisa de campo - concluída em dezembro 1 de 2007 - a genealogia da família "Correia Lima" que teve origem com o casamento celebrado, em torno de 1855, na de Nossa Senhora dos Milagres, de São João do Cariri, entre o Dr. Genuíno Correia Lima e D. Firmiana da Costa Ramos, casal do qual foi gerada uma numerosa prole que, de Serra Branca, na Paraíba, se espalhou por vários rincões do Brasil e, até, do exterior. Matriz originada com o casamento celebrado, em torno de 1855, na de Nossa Senhora dos Milagres, de São João do Cariri, entre o Dr. Genuíno Correia Lima e D. Firmiana da Costa Ramos, casal do qual foi gerada uma numerosa prole que, de Serra Branca, na Paraíba, se espalhou por vários rincões do Brasil e, até, do exterior. Matriz Como qualquer trabalho genealógico, também este reflete, apenas, o período considerado, uma vez que, enquanto a coleta de dados abrange um determinado lapso do tempo, a população pesquisada é dinâmica, nela acontecendo novos nascimentos e óbitos que, à medida em que ocorrem, alteram a realidade estudada.
O trabalho intitulado "CORREIA LIMA: A Saga de uma Família no Cariri Paraibano" compõe-se de três partes: A Primeira Parte é constituída de três capítulos:
No Capítulo 1, faz-se uma abordagem inicial sobre a região dos Cariris Velhos, enfocando, num primeiro momento, o Cariri paraibano: o início da colonização, a fundação da povoação de Travessia dos Quatro Caminhos e a origem da cidade de São João do Cariri; os primeiros desbravadores da região; o domínio político-administrativo das famílias Costa Romeu, Costa Ramos, Gaudêncio e Brito, em São João do Cariri;
No Capítulo 2, descreve-se a origem da colonização de Serra Branca, abrangendo: a ocupação inicial da região; os primeiros colonizadores; a fundação da povoação de Jericó; a construção da atual igreja de Serra Branca; o inicio da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição; a organização político-administrativa de Serra Branca; o desenvolvimento econômico da região e o desenvolvimento da educação formal;
No Capítulo 3, descrevem-se, além da origem da família Correia Lima, no Nordeste, os vários segmentos daquela família, na Paraíba, enfocando alguns personagens como: Rufo Correia Lima, em Pilões; Dr. Bento Correia Lima, Manoel Ildefonso Correia Lima; Dr. Manuel Correia Lima, em Areia, e os "Da Matta Correia Lima", em João Pessoa.
A Segunda Parte, que constitui o principal objeto do presente trabalho, trata da família "Correia Lima", no Cariri e seus descendentes, compreendendo quinze capítulos:
O Capítulo 1 enfoca o Patriarca da família "Correia Lima", no Cariri, descrevendo suas origens, seu casamento, sua atuação como juiz e seus descendentes;
Do Capítulo 2 ao Capítulo 14, faz-se menção a cada um dos filhos do casal Genuíno e Firmiana Correia Lima e às suas respectivas descendências;
O Capítulo 15 registra a existência de duas filhas do Dr. Genuíno Correia Lima que, por não terem se casado, não deixaram descendência.
A Terceira Parte é dedicada a um estudo da família Correia Lima, no Cariri, enfocando os aspectos demográficos, antropológicos e sociais.
Ao editarem a presente obra, os autores ficam felizes em poderem contribuir, de alguma forma, para a preservação da história dos "Correia Lima", no Cariri, cuja memória, sem registro, tende a se perder nas brumas do tempo.
Referências
BORBA, Berilo Ramos; BRITO, Antônia Borba de. Correia Lima: a saga de uma família no cariri paraibano. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010. 312 p. ISBN: 9788577455560.