Menu
O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O livro indícios de uma civilização antiquíssima, de José Azevedo Dantas, foi impresso a partir de manuscrito único do autor, doado ao Instituto Histórico e Geográfico Paraibano pela sua família, nos anos de 1930, após a sua morte em 1930, após , após a sua morte em 1928, tendo até o presente, sem publicação.
Trata-se, sem sombra de dúvidas, de um dos melhores registros sobre mais de duas centenas de inscrições rupestres ou itaquatiaras localizadas nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, cobrindo em nosso Estado, municípios do seridó, áreas de Campina Grande e das serras circunvizinhas a Princesa Isabel. A característica mais surpreendente da obra é que ela foi empreendida por um homem simples e humilde do sertão, que demonstrou desde pequeno, um interesse incomum por desenhar fielmente tais inscrições, em locais de difícil acesso, nas montanhas, lajedos e blocos de pedras, propondo, muito melhor do que feito por visitantes visionários, seu ponto de vista sobre essa temática, salvando para posteridade a arte pré-histórica desses povos primitivos e registrando a sua passagem pela região.
Referência
DANTAS, José de Azevedo. Indícios de uma civilização antiquíssima. João Pessoa: União, 1994. v. (Biblioteca Paraibana, 11)