Menu
O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
Estas CRÔNICAS que ora reunido em livro, o que pretendia era flagrar o cotidiano. Não cuidava então de que estava fazendo uma espécie de documentário. Passados, agora, mais de cinquenta anos, desde a publicação dos primeiros artigos em jornais da capital paraibana, - trabalhos estes que se confundem com o começo de minha despretensiosa produção literária, verifico que quem tinha razão era mesmo o meu inesquecível amigo, Cônego Francisco Lima que descobria nestas modestas linhas de jornal, o que ele chamou de "PROLEGÔMENOS DA UNIVERSIDADE".
Posso afirmar, sem falta de modéstia, que não conheço alguém que tenha escrito, em periódicos, tanto quanto o autor, sobre fatos da UFPB. É bem verdade que sobre a História da Faculdade de Medicina da Paraíba, há pouco, Robson Espínola deu a lume pequeno livro sobre Ensino Superior na Paraíba.
"VISÕES DE ANTANHO ou PROLEGÔMENOS DA UNIVERSIDADE" não é um trabalho sistemático sobre a Universidade Federal da Paraíba. Quanto a esta, pode- se dizer que seu historiador ainda não surgiu. Creio que uma análise de envergadura sobre o assunto, já podia ter sido realizada, fosse pela iniciativa particular, fosse por inspiração da própria Universidade. Tenha a palavra o escritor Rafael de Menezes. Quanto à Universidade Autônoma ou UNIPÊ, que idealizei, fundei, pretendo escrever-lhe a História.
O IESP que vai chegando, também já precisa de seu cronista. A presente Coletânea são retalhos de "Visões" que tive, não direi históricas mas que ganham valor, à medida que se distanciam no tempo. Se outra coisa não se salva nestes escritos de ontem, valha a intenção do autor de oferecer algum subsídio aos estudiosos da História de Ensino Superior Paraibano, nos dias vindouros. Vale a pena fixar episódios pretéritos para eles ajudarem a História escrita no futuro.
A imagem da Universidade Federal da Paraíba de hoje (1981), não é, evidentemente, a de trinta anos atrás, quando o falar em fundar Universidade (mesmo que fosse a da "Caixa-Prego") era uma ousadia.
Referências
MEDEIROS, Manuel Batista de. Visões de Antanho ou prolegômenos da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa: Ed.Unipê, 2002. 149 p.