O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Peça ‘Os Homens do Triângulo Rosa’ faz última exibição hoje em João Pessoa

O espetáculo teatral “Os Homens do Triângulo Rosa” da Companhia Teatro ao Quadrado, de Porto Alegre, está em seu último dia de apresentação em João Pessoa. Em curta temporada, foram apenas duas exibições da peça, a primeira ontem (21) e a última hoje (22), às 20h no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego, na capital. Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10 (meia), com tradução para LIBRAS e debate após as apresentações sobre homofobia, intolerância e o processo de pesquisa que deu origem a encenação.

O drama é dirigido por Margarida Peixoto e trata da perseguição a homossexuais pelo regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial, na Alemanha, entre as décadas de 1930 e 1940. Além das apresentações a Companhia Teatro ao Quadrado vai oferecer a oficina teatral gratuita “Presença e eloquência: procedimentos para a construção da cena”, para grupos e artistas locais. A aula vai ser ministrada no dia 23 de julho, das 14h às 18h, pela diretora do espetáculo e pelo ator e dramaturgo Marcelo Ádams.

A peça faz parte do projeto ‘Os Homens do Triângulo Rosa – Circulação’, financiado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobras, que iniciou as ações em Maceió (AL).

os-homens-do-triangulo-rosa-foto-luciane-pires-figurino9

A montagem traz uma das histórias mais impactantes, mas pouco conhecidas da Segunda Guerra Mundial: a perseguição aos homossexuais pelo regime nazista, na Alemanha das décadas de 1930 e 1940. Triângulo rosa era a forma como eram chamados os prisioneiros homossexuais dos campos de concentração, porque levavam em seus uniformes a insígnia que os discriminava, considerados inferiores a todos os outros prisioneiros, como judeus, ciganos e criminosos comuns. A classificação indicativa é de 14 anos e possui duração de 120 minutos.

‘Homens do Triângulo Rosa’ conquistou, entre outros, o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, o Prêmio Braskem em Cena de melhor ator (Marcelo Ádams), o Prêmio Açorianos de melhor ator coadjuvante (Frederico Vasques) e o Prêmio Cena Inesquecível, oferecido pela Escola de Espectadores de Porto Alegre.

Via: G1 Paraíba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *