O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Poeta Paraibano Pedro Bandeira morre aos 82 anos

Foto: Reprodução

O Poeta Pedro Bandeira faleceu nesta segunda-feira (24) aos 82 anos. Conhecido como o príncipe dos poetas populares, é autor de centenas de músicas, entre elas a peça “Graça Alcançada”, hino dos romeiros e das romarias em Juazeiro do Norte, que veio a ser gravada por mais de 20 intérpretes.  

Nascido em 1º de maio de 1938, no município paraibano de São José de Piranhas, Pedro Bandeira ainda jovem foi morar no Cariri cearense, onde fez fama com sua poesia e cantoria que repercutiram em todo o Nordeste. Dentre seus títulos e nomeações marcantes, destaca-se o título de Tesouro Vivo da Cultura do Ceará, concedido pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em 2018 e a Comenda Patativa do Assaré em 2019.

A Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult) publicou uma nota de pesar onde lamenta a morte do poeta.

“Com muita tristeza e pesar, o Ceará se despede desse grande artista. No coração, suas canções e também um mundo de gratidão por seu imenso legado e obra, por sua grandeza, por sua imensidão. Com pesar, a Secult Ceará agradece sua existência, festeja sua arte, e deseja luz e paz na sua travessia”, escreveu em nota.

 A causa da morte não foi divulgada.

                                                                                                           Israela Ramos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *