A professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Josilene Ribeiro de Oliveira, lançou o livro “Turismo em Areia-PB: trocas simbólicas na produção e consumo das novas ruralidades”, pela editora UFPB.
O livro traz um recorte de uma pesquisa mais ampla, realizada pela autora em função do doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia, na Universidade Federal de Pernambuco e em co-tutela com a Université Bourgogne Franche-Comté, finalizado em 2018. Foram feitas adaptações, reestruturações e atualizações dos dados com o objetivo de mapear as etapas de desenvolvimento da oferta turística no município de Areia, na Paraíba. Identificam-se quem são os agentes envolvidos no processo de produção e consumo das atividades turísticas e os princípios que regem as relações entre eles, explicitando a teia de relações invisíveis que nutrem e desencadeiam o processo de mercantilização da cultura e do espaço rural, com ênfase nas representações da ruralidade. Os resultados da pesquisa apontam que a reciprocidade é um valor compartilhado pelos empreendedores do Brejo, representando um “recurso” através do qual eles constroem alianças, criam e mantém uma rede de apoio e solidariedade, servindo também como estratégia de relacionamento com os clientes.
O E-book está disponível para download, clicando aqui.