O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Programação de filmes paraibanos inicia neste sábado (3) com o longa “Desvio”

Jaqueline Rodrigues

O projeto Cine Paraíba fará a sua estreia neste sábado (3) com a exibição do filme “Desvio”, dirigido por Arthur Lins. A programação será exibida nas afiliadas da Rede Globo na Paraíba durante a madrugada dos sábados no mês de setembro.

A iniciativa surge para valorizar as produções regionais que estão em estado de efervescência, por isso haverá a exibição de algumas obras que foram destaques no audiovisual paraibano. Para acompanhar, você deverá assistir após os shows do Rock in Rio e o Supercine.

Desvio é o primeiro longa-metragem do diretor Arthur Lins, a história é sobre um homem que cumpre pena no regime semiaberto e recebe o direito de uma saída temporária, no qual ele retorna após 10 anos à sua cidade natal em Patos – PB. O diretor caracteriza que o filme é sobre um reencontro consigo, na busca de um impulso. 

“O filme é sobre esse retorno ao lar e o que esse reencontro dele com a vida em Patos aciona nele enquanto pulsão de vida. Então a mensagem é sobre essa necessidade de reencontro consigo, momento no qual você se desloca, se encontra e começa a refletir sobre aquilo que faria sentido em outros momentos da vida”, comentou. 

A obra que será exibida neste sábado já possui várias premiações, no Festival Aruanda em 2019 ganhou diversas categorias como a de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Produção e outras. Para o cineasta, esses prêmios e as possibilidades de exibição de filmes paraibanos é de extrema importância por incentivar as pessoas a aproveitarem as produções locais. Ele conta: “Que possam ver o filme e entender o cinema como possibilidade de trabalho, expressão artística. Como algo que a gente sempre tem feito, mas que aos poucos podemos aumentar a nossa visibilidade para a classe artística e do audiovisual da Paraíba”.

O diretor revela que toda a equipe ficou feliz por serem incluídos nesse novo projeto das TV’s Cabo Branco e Paraíba, a alegria se dá pelo público que será atingido com a exibição. Ele diz que os filmes independentes circulam em festivais nacionais e internacionais, mas apenas restringe-se a esse grupo e acaba não ampliando ao público geral. 

“É comum que esses filmes acabem ficando restrito a festivais e pequenos nichos geográficos dentro do estado e a exibição sem dúvidas vai ampliar as possibilidades de pessoas que moram em lugares que não tenham acesso a salas de cinema, possam vir a se encontrar com o filme, se reconhecer na tela e descobrir o cinema paraibano”, concluiu Arthur Lins.

Dentre os filmes a serem exibidos na grade da programação você pode conferir: “Estrangeiro”, de Edson Lemos Akatoy no dia 10 de setembro; haverá também o filme “Rebento” que está com data marcada para 17 de setembro e o encerramento, no dia 24 será por conta da obra “Beiço de Estrada”, de Eliézer Rolim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *