Jaqueline Rodrigues
O mês de novembro remete a importância da luta contra o racismo e comemora o Dia da Consciência Negra (20/11). Como forma de dar protagonismo e gerar discussões, são preparadas diversas programações sobre cultura na Paraíba com artistas negros.
O Festival Pretitudes está na segunda edição, realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) durante o mês de novembro. O intuito é reunir diversas ações que remetem ao Dia da Consciência Negra. Dentre as atividades estão ações de literatura, feiras, cinema e muita música.
O projeto iniciou nesta sexta-feira (11/11) com a apresentação musical da ‘Gafieira Especial Zé Catimba’ e a exposição “Minha Hora Negra”, de Guto Oca. Já neste domingo (13/11), a programação conta com o lançamento do livro ‘Folclore Pombalense – Reisado’, de Luizinho de Pombal, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural e por fim, a apresentação musical do Projeto Gafieira, na Praça do Estacionamento do Espaço Cultural. O evento segue até o dia 25 de novembro e a entrada é gratuita.
Programação:
19/11
Feira Preta + Capoeira Angola Palmares + Show de Nathália Bellar
20h: Conserto Orquestra Sinfônica da Paraíba convida Totonho e Escurinho
Local: Praça do Povo, no Espaço Cultural
22/11
19h: Estreia do filme ‘Cabeça de Nêgo’ + debate
Local: Cine Bangüê, no Espaço Cultural
25/11
20h: Projeto Meji
Local: Cineteatro São José, em Campina Grande