O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Projeto no Alto do Mateus vai ensinar música clássica a estudantes da rede municipal

A música é, sem dúvidas, algo transformador. Não raro, surgem projetos que usam a linguagem universal como veículo de transformação social. Neste contexto, crianças do Bairro Alto do Mateus vão ter contato de forma direta com a música clássica.

O Projeto Ação Social pela Música no Brasil (ASMB) chegará a João Pessoa, com primeiro núcleo no bairro Alto do Mateus, nesta quinta-feira (27). A iniciativa, em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Fundação Cultural (Funjope), é parte de uma rede nacional de núcleos de formação gratuita em música clássica para jovens de comunidades carentes. O lançamento acontece, às 15h, no Centro de Formação Diácono João Batista, na Rua Padre João Félix.

Inspirada no método El Sistema, desenvolvido na Venezuela, o projeto já formou mais de 300 mil instrumentistas ao redor do mundo. Aqui na capital a ação beneficiará mais de 80 crianças da rede municipal de ensino, funcionando de forma complementar ao ensino básico regular. O primeiro núcleo de João Pessoa por enquanto, inicia com os instrumentos de corda, a exemplo de violino, violoncelo, contrabaixo e viola.

O programa visa desenvolver social e humanamente crianças, adolescentes e jovens moradores de áreas vulneráveis e com alta incidência de tráfico e criminalidade. Após estimular o gosto pela música a iniciativa centra-se no empreendedorismo de jovens talentos, com a criação dos conjuntos de câmara.

Além das aulas, que acontecem de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, os jovens músicos assistem a aulas de reforço de português e matemática e recebem lanches e cestas básicas mensais, tudo patrocinado pela Petrobras e condicionado à frequência mínima de 90% das aulas. O ASMB é um projeto homologado pela Organização das Nações Unidas, por meio da Unicef.

 


Fonte: Secom Paraíba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *