Idealizado musicalmente pelos artistas Daniel Vincent e Uirá Garcia, totalmente em 4K, o projeto representa a fusão entre música, imagem e movimento.
Surama Marjouri
O projeto audiovisual UIMÃ terá seu primeiro single “Sal do Sol” lançado nesta terça-feira (22), às 16h20, nas plataformas de streaming e no canal do Youtube. Já é possível fazer o pré-save para receber o alerta de quando o clipe for ao ar.
O conceito visual e a estética do videoclipe em animação e qualidade 4K, foram idealizados e produzidos por Daniel Vincent, com parceria musical de Uirá Garcia desde a fase embrionária.
Com atuação de Daniel Porpino, ator de Cangaço Novo e Aquarius, além dos músicos e produtores Zé Nigro e Lucas Moura, dentre outras colaborações, o clipe da música “Sal do Sol” vem com uma pegada flutuante e solar que une brasilidade e pop, esta faixa instrumental é marcada por um clima contemplativo. A canção explora um espaço cinematográfico, trazendo uma narrativa de ficção científica, em que um homem do futuro viaja no tempo, entre realidades, e é resgatado por curandeiros de outro planeta, interpretados por Daniel e Uirá Garcia.
UIMÃ
O encontro entre Daniel e Uirá foi o que deu vida ao UIMÃ. A primeira criação da dupla, a faixa “Bessinha Flutuante”, foi um experimento colaborativo em que as ideias de ambos fluíram de forma natural, resultando em uma faixa atmosférica que inaugurou o projeto.
Daniel explica o sentido do nome UIMÃ: “Significa justamente isso, o imã que atrai e junta um monte de gente de universos bem diferentes, até de bagagens musicais e culturais bem diferentes, assim, é uma junção bem massa que deu resultado nesse projeto, estou super contente”.
O projeto nasceu a partir de uma antiga vontade de Daniel, que sempre traduziu o universo sonoro em capas de discos e videoclipes, mas queria explorar o caminho inverso: criar músicas imagéticas. O EP UIMÃ traz cinco faixas que exploram diversas texturas sonoras e gêneros musicais, sempre com uma forte identidade visual e cinematográfica.
Também existe uma faixa chamada “Contracorrente” (feat. Glue Trip e Zé Nigro), que apresenta um reggae viajoso, uma música assinada por Lucas Moura (Glue Trip) e Zé Nigro em uma produção em colaboração com o UIMÃ.Ainda temos a quarta faixa “Pelas Beiradas” que se destaca por sua energia mais crua, trazendo influências da psicodelia setentista com o jazz Brasuca e o indie, com um solo de flauta transversal de Rodrigo Marques e grooves maravilhosos de Daniel Pina e Guegué Medeiros.
Para finalizar essa produção “viajante” em suas ilustrações, conceitos e mescla de sons, temos “São Seis Não Sei” (feat. Abdias Sá), um xote melancólico, meio bossa, meio MPB. Essa é a segunda música do projeto que conta com voz, letra e melodia, criadas por Daniel Vincent em parceria com Abdias Sá, que fez o arranjo e também canta e toca violão, trazendo uma sensibilidade ímpar que transforma a narrativa da música por completo.