O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Quase 1 milhão de pessoas foram às ruas com o Folia de Rua desse fim de semana

Euclides Nunes*

No último fim de semana, dois dos blocos mais importantes do Folia de Rua reuniram cerca de 1 milhão de pessoas nas ruas da capital paraibana. No sábado (11), o Bloco dos Atletas foi arrastado por Nattanzinho e, no domingo (12),  o Bloco das Virgens de Tambaú foi puxado por Psirico e Dodô Pressão. Ambas as agremiações desfilaram na Epitácio Pessoa, com a estrutura realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, com o apoio do Governo do Estado.

O cantor Nattanzinho foi a atração principal do Bloco dos Atletas. O cearense arrastou uma multidão de pessoas na Epitácio e cantou sucessos como “Pelado”, “PQP” e “Arruma a mala”. Na ocasião, a organização do evento estimou que meio milhão de foliões integraram o mar de pessoas da avenida.

Nattanzinho agitou o Bloco dos Atletas. Foto: Euclides Nunes.

Já o bloco Virgens de Tambaú foi às ruas nesse domingo (12), levando consigo mais de 600 mil pessoas. É a primeira vez que o bloco sai após a pandemia. Este ano, a agremiação completou 36 anos de história e contou com oito trios elétricos, com artistas de vários gêneros musicais. Embora Psirico tenha sido a atração principal, a folia também contou com  diversas atrações locais, como Liss Albuquerque, Gracinha Telles, Jairo Madruga, Myra Maya, Save The Queen, Artur Queiroz & Banda Abala e Dodô Pressão. 

Consagrado nacionalmente, o Virgens de Tambaú é, hoje, um dos maiores blocos carnavalescos do país e o maior de todo o estado. Nele, homens de várias idades vestidos com roupas femininas, esbanjam humor e colorem a avenida. 

De acordo com um dos fundadores, Zeba Lyra, cerca de 600 mil pessoas participaram do bloco. O estandarte oficial deste ano levou a assinatura do artista plástico Clóvis Júnior.

Apesar da apresentação de Psirico ser a principal da programação, quem arrastou a multidão na avenida foi o paraibano Dodô Pressão. Vestido de noiva, o cantor conquistou o coração dos foliões. 

As Virgens de Tambaú

Tudo começou após um grupo de 15 atletas da seleção de Vôlei da UFPB participarem da agremiação pernambucana Virgens de Olinda e trazerem a ideia para João Pessoa. “Decidimos percorrer as ruas do bairro vestidos como mulheres, usando um carro velho com microfone e auto falante para chamar a atenção dos foliões”, conta Zeba Lyra ao lembrar que, ao longo do passeio, a van quebrou e o grupo teve que sair em carreata por algumas avenidas da capital.

Domingo a animação foi nas Virgens de Tambaú. Foto: Euclides Nunes.

Com a adesão da população a situação foi sendo modificada, “Até que um dia fomos convidados a participar do Via Folia pelas Muriçocas e não saímos mais de lá. Nesse percurso, alguns integrantes foram deixando o bloco e Sérgio Carneiro teve a coragem de pegar o projeto e manter, sendo nosso grande patrono que, infelizmente, veio a falecer em 2022”, explica Zeba Lyra.

*Sob supervisão de Carol Cassoli

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *