Gustavo D.
Nesta sexta-feira (17) acontece a quinta edição da Marcha da Negritude Unificada da Paraíba. A marcha marca o início da quinta edição do evento ‘Novembro Negro’, e se concentrará hoje, a partir das 14h, em frente ao Theatro Santa Roza, lutando pela reparação e equidade social. O evento contará com a presença de diversas atrações culturais como feiras de economia criativa e shows.
A Feira Preta Adajo Aworan começa hoje às 9h e está acoplada à Marcha, trazendo a economia criativa à Lagoa. A animação da feirinha ficará por conta do DJ Griõ, Slam Paraíba e do Maracatu Quilombo Nagô.
Além da feira, o evento receberá, a partir das 17h, apresentações musicais no Parque Solon de Lucena. Entre os confirmados estão MC Negrão, DJ Adriano e Salah MC, vice-campeões do VI Festival de Música da Paraíba, que tocarão às 19h. O repertório trará músicas regravadas do primeiro disco de rap da Paraíba, assim como o sucesso deles do festival, ‘Conto de Fadas’, que estará disponível na próxima segunda nas plataformas digitais.
Além deles, outros nomes marcarão o evento no Centro, como Di Góes, Jóterry MC e o Grupo Abadá Capoeira. O encerramento da noite contará com uma apresentação de Bianca Costa e Banda Alumiô,
A Marcha da Negritude Unificada da Paraíba marca apenas a primeira atividade do Novembro Negro, que traz há 5 anos luta e enfrentamento antirracista, buscando efetivar Leis de promoção da igualdade racial e dar visibilidade à pautas da negritude. No dia 24 do mês será realizada uem homenagem á Abdias Nascimento, ativista dos direitos civis e humanos da população negra do país e responsável por transformar dia 20 de novembro no Dia da Consciência Negra. A homenagem socorrerá no canal oficial da Marcha no Youtube, que pode ser acessado aqui.
Para ficar por dentro da programação completa do Novembro Negro, confira a página da Marcha da Negritude no Imstagram, @negritudeunificadapb.