Conhecido como Mamulego, João Redondo, João Minhoca, Briguela, Mané Gostoso, Calunga, Cassimiro Coco e Babau, o fantoche é um nobre represente de uma arte viva e, a muito, intrincada na cultura popular nordestina. Entre outubro e novembro de 2015, a Cia Boca de Cena vai percorrer os caminhos do Babau da Paraíba rumo as cidades dos mestres na arte bonequeira (Lagoa de Dentro, Itabaiana, Borborema, Pirpirituba e Bananeiras), o espetáculo encenado é o “Auto de Babau”.
A agenda ainda não foi fechada e a companhia divulgará ainda nos próximos dias o nome de mais uma cidade, que também fará parte do circuito. Além do ‘Auto de Babau’, a Cia Boca de Cena promete levar, aos municípios escolhidos, outros espetáculos, rodas de conversas e o documentário ‘Benedito e João Redondo’, tudo de forma gratuita e em praça pública.
Este importante artífice cultural, responsável por manter vivo o trabalho e legado dos mestres bonequeiros do nordeste do Brasil, tem o apoio do Governo Federal, por meio do Prêmio Artes de Rua, da FUNARTE/MINC – 2014
A peça “Auto do Babau” surgiu em 2014, baseada nas passagens dramáticas feitas pelos mestres de babau, em suas brincadeiras e costurada a semelhança dos autos natalinos. O trabalho, diferente de tudo o que já foi produzido pela equipe da Boca de Cena, transforma a brincadeira de babau em um espetáculo de teatro de bonecos com a linguagem do teatro de rua. O projeto conta com sete atores responsáveis pela manipulação dos bonecos e se desenvolve através de música ao vivo e da interação com o público.
Ambientado na fazenda do Capitão João Redondo, o espetáculo conta a história do negro Benedito, que entra em uma de suas maiores aventuras: conquistar o coração de Rosinha, a filha do seu patrão. Um romance nordestino, cômico e musicado com direito a Capitão, Cabo 70, Padre, Fofoqueiras e seres místicos que, juntos, enveredam uma trama divertida e emocionante até o grande momento do nascimento de uma criança iluminada.
Grupo Boca de Cena – Cia de Teatro de Bonecos foi criada com o objetivo maior de pesquisar, desenvolver e difundir a arte do Teatro de Bonecos em suas mais variadas linguagens e técnicas. A Cia de Teatro de Bonecos “Boca de Cena” é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos.
Confira a agenda prévia:
17/10 – Lagoa de Dentro
24/10 – Itabaiana
07/11 – Borborema
14/11 – Pirpirituba
21/11 – Bananeiras
Via Boca de Cena