O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Romero Mota retorna aos palcos com ‘Frestas, Fôlego e Pele’

O Balé Cidade de Campina Grande vai apresentar na noite desta sexta-feira (13) o espetáculo dança “Frestas, Fôlego e Pele”. A apresentação, que marca a volta do bailarino e coreógrafo Romero Mota à dança contemporânea, acontece, às 20h, no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande. A apresentação é restrita à convidados.

Segundo Romero, reconhecido como um dos mais importantes coreógrafos da Paraíba, três palavras definem bem o seu trajeto pelo mundo da dança, a tríade: inquietação, estranhamento e reflexão. A dança, sempre foi para o bailarino um objeto de construção e reconstrução, e em um determinado período, mais precisamente por volta de 2010, foi preciso parar. Parar para se reconstruir, se reencontrar e se entregar a outas aspirações. Os cinco anos afastado dos palcos foram, para ele e sua carreira, decisivos. Foram o momento oportuno para olhar criticamente tudo o que havia feito e, por fim, descobrir o que lhe definia como profissional da dança.

Durante esse tempo, ele se dedicou ao curso de Educação Física, mas sempre com um desejo de ir além de tudo que já tinha feito. Agora ele diz que volta “munido de uma vontade de apostar num trabalho cada vez menos engessado pelas regras, sejam da dança clássica, sejam da própria dança contemporânea, terreno que lhe deu reconhecimento”.

‘Frestas, Fôlego e Pele’, traz em sua essência, um espírito modificador das engrenagens da dança. “Apostei naquilo que a crise pode trazer de útil à arte: o novo, mas um novo sem obrigação. Um novo com o único compromisso que a arte deve ter: a expressão”, explica o bailarino.

Nesse novo processo criativo, Romero Mota contou com jovens bailarinos das mais diversas idades e formações, como Cas Silva, Daniel Slid, Erik Breno, Liu Santos, Samuely Laurentino e Vagner Gomes. A produção é de Erasmo Rafael e Plano de Luz de Napoleão Gutemberg.

O espetáculo, montado para o Balé Cidade de Campina Grande, terá um ensaio aberto para convidados profissionais do teatro e do cinema nesta sexta, no Teatro Municipal Severino Cabral e sua estreia oficial ainda este mês nas comemorações de aniversário do Teatro Municipal.

Romero Mota

Um dos mais importantes coreógrafos da Paraíba, o campinense Romero Mota teve trabalhos premiados em grandes festivais apresentados em Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, desenvolveu projetos junto ao ‘Rumos da Dança’, do Itaú Cultural, e fez aperfeiçoamento técnico em Lausanne, na Suíça, além de ministrar cursos de dança contemporânea em João Pessoa e Campina Grande. Atualmente é Coordenador da Escola de Ballet do Palácio das Artes Suellen Carolini.

 


 Via: Teatro Severino Cabral

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *