Foto: Divulgação
Com selo da editora Cultura e Arte e prefácio assinado pelo historiador Humberto Fonseca de Lucena, será lançada a segunda edição do livro “Anayde Beiriz – Panthera dos Olhos Dormentes”, do médico Marcus Aranha (in memorian) no dia 22 deste mês, às 19 horas, na Fundação Casa de José Américo.
No livro, histórias das publicações de cartas de amor trocadas entre Anayde e seu namorado, o acadêmico de medicina Heriberto Paiva. Na época do lançamento da primeira edição, Marcus revelou que sua expectativa era mostrar a verdadeira personalidade da mulher que se tornou professora, cronista, intelectual, contista e poetisa.
O filho do autor, Marcus Aranha Filho, destaca: “(…) o autor tenta desfazer a detratação mítica que fizeram com Anayde Beiriz, revelando o conteúdo de cartas trocadas entre ela e Heriberto, retratando uma Anayde feminina, apaixonada, cheia de sonhos e desejos, falando em filhos e casamento”.
Um pouco sobre Anayde: Paraibana, foi uma professora e poetisa brasileira. Tem seu nome ligado à história da Paraíba e à política. Formou-se na Escola Normal em maio de 1922, aos dezessete anos de idade, passando a lecionar para os pescadores da então vila de Cabedelo.
Fundação Casa de José Américo: Av. Cabo Branco, 3336 – Cabo Branco, João Pessoa – PB. CEP: 58045-010.
Fonte: Portal Correio / Wikipedia.