O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Teatro paraibano é destaque no Festival do Teatro Brasileiro

A 17° edição do Festival do Teatro Brasileiro, realizado pelo Ministério da Cultura (MinC) terá em sua programação, este ano, o teatro paraibano. Ao todo, 11 grupos locais foram selecionados e encenarão 12 espetáculos, que ocorrerão nos estados do Pará, Alagoas, Ceará e Espírito Santo. Entre os representantes estaduais e responsáveis por ministrar no evento o Ciclo de Dramaturgos estão os teatrólogos Paulo Vieira e Aluízio Guimarães. Ainda na programação, o público contará com a apresentação do cantor Chico César.

Ao todo foram inscritos 57 grupos paraibanos. Os selecionados cumprirão uma agenda de espetáculos que compreende as cidades de Belém e Marabá – Pará, em agosto, e seguem para Fortaleza e Crato – Ceará; depois, farão as cidades Maceió – Alagoas, e Linhares – Espírito Santo.

Paralelamente às apresentações teatrais, o FTB realiza nos estados visitados as residências artísticas, oficinas de qualificação profissional e Ciclo de Dramaturgos.

Participarão das residências os grupos paraibanos Cia Oxente, Companhia Galharufas e Coletivo Alfenim. Como ministrantes do ciclo foram convocados os dramaturgos paraibanos Paulo Vieira e Aluízio Guimarães.

O festival: A primeira edição do FTB aconteceu em 2009. O festival tem o patrocínio da Petrobras, sendo realizado pelo Governo Federal, por meio do MinC, graças à Lei Federal de Incentivo à Cultura. Esta é a primeira vez que o teatro paraibano é objeto de circulação do evento.

Nas outras edições, o objeto de circulação do festival itinerante foram as cenas de teatro da Bahia, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Distrito Federal. Esse projeto de intercâmbio cultural entre os estados legou a programação para mais de 250 mil pessoas, em 15 unidades da federação (AC, MA, CE, PE, SE, BA, MS, DF, GO, MG, ES, RJ, SP, PR e RS.)


Confira abaixo a relação dos 12 espetáculos selecionados e os respectivos grupos:

“Flor de Macambira” (SerTão Teatro)

“Cancão, Malazarte e Trupizupe” (Quem Tem Boca é Para Gritar)

“Brevidades” (Coletivo Alfenim)

“Memórias de Um Cão” (Coletivo Alfenim)

“Anáguas” (Cia Oxente)

“Esparrela” (Grupo de Teatro Bigorna)

“Mercedes” (Companhia Galharufas)

“Silêncio Total” (Luiz Carlos Vasconcelos)

“Como Nasce Um Cabra da Peste” (Agitada Gang)

“Zé Lins – O Pássaro Poeta”, (Engenho Imaginário)

“Terreiro Envergado” (Coletivo Tanz)

“Nordestinidade” (Companhia de Projeções Folclóricas)


Fonte:  Nordeste1.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *