Surama Marjouri
O evento Top! Top! foi indicado pelo segundo ano consecutivo ao 36º Troféu HQMix – considerado o Oscar dos Quadrinhos do Brasil – na categoria Evento Nacional de Quadrinhos.
A Top!Top! Convenção Paraibana de Quadrinhos (@toptopconvencao) foi idealizada e criada pelo empreendedor e produtor cultural Manassés Filho. Sua primeira edição foi em 2012 no Yázigi, da Ruy Carneiro. O evento reúne quadrinistas, ilustradores, palestrantes, escritores, produtores, assim como oficinas, lançamentos e exposições, da economia criativa nacional e internacional.
Conversamos com Manassés e ele nos contou um pouco sobre como recebeu essa indicação:
“Eu fico muito feliz com a indicação da Top! Top! É uma jornada! Nesses 21 anos envolvido com os quadrinhos de forma direta, mas o que me dá mais alegria, é poder ver que além de fazer o evento, existe sim, a recompensa maior que é, (…) alguém se transformar em um leitor por causa desses diálogos, ou de repente, alguém agora se profissionalizou ou deseja produzir quadrinhos por causa da presença dessas ações que foram feitas, que se iniciaram e que cada vez foram se intensificando e que o motivaram a produzir quadrinho, ou até mesmo, de alguém que jamais imaginou que o quadrinho tivesse uma força tão grande na ideia de falar sobre a arte ou de profundidade textual.”
O produtor cultural Manassés Filho finaliza falando sobre todo apoio que teve e tem ao longo desta caminhada, das muitas parcerias que os encontros proporcionaram, das pessoas que sonham e acreditam junto com ele, e aproveitou para convidar a todos, para o próximo evento Top! Top! que vai ser em outubro, na Fundação José de Américo, com entrada gratuita.
A Paraíba está muito bem representada, além da Top! Top! A lista de indicados para o Troféu HQMIX, concebida pela ACB – Associação dos Cartunistas do Brasil, conta com mais obras paraibanas. Samuel de Gois concorre a “melhor web tira” com “Moídos” e a “melhor publicação de tira” com “O mundo é um moído”; Thaïs Kisuki participa em “melhor roteirista” com “Ô Josué! Crônicas da fome”, indicado a publicação independente de grupo.
A artista Marina Schenkel, paulista, criada na Paraíba, com “Love Can Hurt”, concorre em cinco categorias: publicação independente de edição única; novo talento – desenhista; novo talento – roteirista; colorista nacional; e arte finalista nacional.
A mais importante premiação do mercado de HQs brasileiros, contempla anualmente artistas, produtores, curadores, editoras e acadêmicos em uma cerimônia que este ano será realizada em 11 de dezembro no Teatro Raul Cortez, do Sesc 14 Bis, em São Paulo, e terá como apresentador, Serginho Groisman.