O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

UFPB recebe II Encontro das Tribos Indígenas Carnavalescas

Com assessoria

Tupinambas no Carnaval Tradição 2024. Foto: Divulgação/ Rafael Passos

No dia 28 de novembro de 2024 será realizado o II Encontro das Tribos Indígenas Carnavalescas de João Pessoa. O evento ocorrerá no Estacionamento do CCTA – Centro de Comunicação, Turismo e Artes (Bloco C) e terá início às 16 horas. A programação inclui uma roda de conversa sobre os saberes envolvidos nessa prática, além de oficinas de toque e de dança. A participação é gratuita e as inscrições podem ser realizadas no site sigaa da UFPB pelo link.

Durante o Encontro os participantes terão oportunidade de conhecer melhor essa expressão cultural típica da capital paraibana, com mais de 100 anos de existência, registrada pela primeira vez na missão folclórica de 1938, idealizada por Mário de Andrade, quando foi registrada como Cabocolinhos. 

As oficinas serão ministradas por tocadores de bombo, gaita (instrumento de sopro similar ao pife), ganzá e triângulo, além de mestres de dança, e terão como encerramento um cortejo pela UFPB, permitindo aos presentes uma vivência completa dessa prática musical e performática. Também serão emitidos certificados.

A realização do Coletivo Jaraguá, via Lei Paulo Gustavo, com apoio do Grupo de Pesquisa CosMover e COPAC/PROEX, visa dar visibilidade a esse relevante patrimônio cultural que, apesar de ter alcançado o reconhecimento de Patrimônio Cultural Imaterial da Paraíba (Lei nº 12.452/2022), ainda vivencia um estado de escassez de ações de valorização, registro e divulgação.

Para Marcela Muccillo, integrante do coletivo, o evento é uma oportunidade de mostrar a riqueza dessa tradição.

“O Coletivo Jaraguá, em parceria com pesquisadores e outros agentes culturais, há alguns anos atua junto as tribos indígenas, realizando projetos e ações de salvaguarda do patrimônio cultural. Percebemos então, a necessidade de dar visibilidade a essa prática que existe na grande João Pessoa há mais de um século e é tão pouco conhecida. Trazer esses grupos e fazer uma grande oficina aberta na universidade é uma forma de apresentar aos futuros trabalhadores do campo da cultura, seja da comunicação, das artes ou das ciências sociais, a importância de divulgar essa cultura tão viva e forte, que está em bairros como Mandacaru, Rangel, Cristo, Bairro dos Novaes e Alto dos populares, em Santa Rita, muito presente, mas que parte dos moradores pouco conhecem. Pensando também que a Universidade é um lugar de produção de conhecimento e que é fundamental que pesquisadores se interessem sobre as tribos, resolvemos realizar o evento na UFPB”, afirma.

Confira a programação:

16:30 às 18h: Roda de conversa

19h às 20h30: Oficina aberta de dança

19h às 20h30: Oficina aberta de toque

20h30 às 21h30: Cortejo

Serviço

II Encontro das Tribos Indígenas Carnavalescas

Quando: 28/11, quinta-feira, das 16h às 21h30

Onde: Estacionamento do CCTA (Bloco C)

Inscrições: via Sigaa

Realização: Coletivo Jaraguá via Lei Paulo Gustavo

Apoio: Grupo de Pesquisa CosMover e COPAC/PROEX

Evento Gratuito com emissão de certificados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *