Gustavo D.
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), além de ser fonte de aprendizado educacional, com mais de 120 cursos e turmas oferecidas ao público, também possui amplos espaços de divulgação cultural, como museus, arquivos culturais e coleções artísticas. Visando incentivar o acesso a esses locais, a Assessoria de Comunicação da UFPB (Ascom) lançou, neste mês, em parceria com a reitoria da universidade, o catálogo ‘Espaços de Memória – Museus, Coleções e Acervos’, que abriga uma lista de nove espaços que estão disponíveis para visitas.
Entre os museus disponíveis para visitação estão o Museu Casa de Cultura Hermano José, equipamento cultural que é fruto de uma doação do artista plástico e poeta falecido em 2015 à universidade. O museu, criado para celebrar a memória e legado de Hermano, reúne um acervo de obras de arte de 25 tipologias de peças e bens culturais como móveis, cordéis e uma biblioteca com aproximadamente 2700 títulos.
O museu está localizado na Rua Poeta Luiz Raimundo Batista de Carvalho do bairro de Jardim Oceania da capital paraibana e funciona de segunda à sexta-feira das 8 às 16h.
Outro espaço é o Museu do Brinquedo. O museu é um projeto de extensão do Centro de Ciências da Saúde na UFPB que reúne atualmente 356 itens artesanais de diferentes continentes do mundo, como a América Latina, Europa e Ásia.
Segundo os realizadores, a ideia do museu nasceu da paixão da crença que o brinquedo e o ‘‘ato de brincar’’ são patrimônios culturais, que funcionam como um campo de intervenção educativo e terapêutico, e definem o espaço como um local para sentir, formar e amar.
O espaço pode ser encontrado no prédio do Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física, no Campus I, em João Pessoa. A visitação espontânea está disponível em dois dias da semana: Nas segundas (8h às 12h) e nas quintas (14h às 17h). Além disso, é possível agendar visitas nas sextas-feiras, das 8 às 12h, através do e-mail museudobrinquedo.ufpb@gmail.com.
Além desses espaços, a UFPB também conta com o Museu de Ciências Morfológicas, Museu de Paleontologia, Museu de Biodiversidade, Museu da Cultura Popular (NUPPO), Casa da Ciência e Laboratório e Oficina de Geografia da Paraíba. Para mais informações, confira o calendário completo da Ascom.