Artista paraibana passará, ainda este ano, pelos estados do Ceará, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Fernanda Heloísa
A artista plástica Bebel Lélis, de João Pessoa, se destaca nacionalmente no segmento da tatuagem pela singularidade de sua produção. Fugindo do comum, os decalques que usa para tatuar os clientes são, na verdade, xilogravuras entalhadas por ela mesma.
O diferencial também está no fato de que as tatuagens são únicas: para cada uma, é confeccionado um carimbo, que não é usado novamente em outra pessoa, garantindo a exclusividade do trabalho. Além disso, o cliente ainda fica com a matriz do carimbo como uma recordação. E, devido ao sucesso do trabalho que tem desenvolvido, Bebel entrará em turnê nacional e o resto do Brasil terá a oportunidade de conhecer sua obra.
A xilografista conta que a iniciativa da turnê, que começará em maio deste ano, surgiu por demanda de público em outros estados. A turnê se iniciará no Ceará, depois passará por São Paulo e Rio de Janeiro. No segundo semestre de 2023, será a vez de Minas Gerais.
Ao Paraíba Criativa, Bebel também anunciou um convite recém-recebido para tatuar no Rio Grande do Sul, e disse ainda que pretende adicionar mais locais na segunda fase da jornada pelo país: “é algo que ainda está em construção”.
Sobre a sensação de expandir a cultura paraibana e nordestina para outros lugares, a artista garantiu que o orgulho da cultura nordestina é algo maior, que envolve a todos:
“Eu sinto que há um amor coletivo sobre o nosso entorno cultural e muitos filhos da terra separados de sua natalidade que desejam levar mais pra perto de si um pedacinho daquele chão. Algumas dessas pessoas encontraram no meu trabalho um ponto de expressão e de identificação, por isso que quero tanto ir até essas pessoas, porque meu objetivo enquanto artista é também fortalecer a expressão de nosso regionalismo”.
Para informações sobre os trabalhos de xilogravuras e xilotattos em João Pessoa, é possível acompanhar o trabalho de Bebel Lélis pelo Instagram: @bebellelis.