De origem asiática, o arroz doce é um prato tradicional na cozinha nordestina e paraibana. Na Índia, por exemplo, é comum encontrar arroz com açúcar em preparações de pratos típicos dos casamentos hindus. Na Tailândia, ele leva coco e é servido com fatias de manga e pouquíssimo açúcar.
O arroz doce chegou a Europa por volta do século XIII. A iguaria aportou em terras brasileiras através dos portugueses, com um diferencial, polvilhado com canela. Na época do Império, no Rio de Janeiro, as pessoas ricas, oriundas de Portugal, faziam vários pratos da terrinha e uma de suas sobremesas preferidas era justamente o arroz doce.
No Brasil, o arroz doce adquiriu outras variações, como o uso do leite condensado, que lhe conferiu mais sabor e doçura e também o uso do doce de leite. O arroz doce não é apenas uma receita de avó para netos, ele é carro-chefe de restaurantes bem conceituados e padarias gourmets.
Existem outras denominações que podem ser aplicadas a nomenclatura do prato, como por exemplo: arroz de função e arroz de leite. Esse último geralmente é mais conhecido popularmente, já que a base do arroz se dá no leite.
É de costume servir o prato para os visitantes de outras regiões do país. O arroz doce remete a força e rusticidade de um povo extremamente hospitaleiro. Sua cremosidade e sabor delicioso agradam em cheio até os paladares mais exigentes.
Fontes:
http://www.sabordacidade.com.br/news_r.asp?ID_=742
http://www.tudogostoso.com.br/receita/5966-arroz-doce-verdadeiro.html
http://www.virgiliogomes.com/index.php/cronicas/508-arroz-doce-sempre
https://pt.wikipedia.org/wiki/Arroz-doce
Uma resposta