Pesquisa e texto: Gabrielle Chagas
Município: Conde – PB
Responsáveis: Maria das Neves e Luiza.
Instagram: @docestambaba
O Shopping Rural, inicialmente denominado como Doces Tambaba, é um empreendimento idealizado por Luiza Bento e sua filha Maria das Neves, também conhecida como “Nevinha”. Localizado no município de Conde, na Paraíba, o projeto nasceu com um orçamento inicial de apenas R$50,00 e sem investimentos externos. A ideia surgiu de uma necessidade familiar: Luiza, sem nenhum grau de escolaridade, começou a vender doces artesanais à beira da rodovia que dá acesso às praias da região. Inicialmente, a produção era simples, mas com o tempo, o negócio foi crescendo.
Com o apoio do Sebrae da Paraíba, o empreendimento evoluiu, e a família diversificou seus produtos, criando outros negócios com foco na agricultura familiar e no artesanato local. Além dos doces, passaram a vender cachaças, bolos e sucos, todos feitos com materiais da região. A expansão deu origem a um conjunto de 10 lojinhas, que ficaram conhecidas como o “Shopping Rural” – um espaço construído com taipa e ornamentado com itens típicos da cultura nordestina, que se tornou um ponto de visitação devido à sua estética rústica e cultural.
O local, além de comercializar produtos, chama a atenção de visitantes com a sua decoração típica da Paraíba, balanços e placas com mensagens positivas. Durante a pandemia de 2019, o empreendimento quase fechou, mas a iniciativa de vender os doces pela internet, com o apoio da comunidade, ajudou a manter o negócio ativo. A ação gerou grande repercussão, com amigos e pessoas de outras regiões, como São Paulo, ajudando com doações e apoio. Após a pandemia, o comércio ressurgiu com a expansão do restaurante Casa de Taipa, o espaço conta com um menu focado em pratos típicos paraibanos, música ao vivo nos finais de semana e apresentações de quadrilha durante o São João.
Em 2023, o projeto também se destacou ao ser um dos premiados na ExpoFavela Innovation Brasil, um evento que reconhece iniciativas empreendedoras de comunidades periféricas. Um ano depois, Nevinha informou o constante crescimento do negócio, com a venda de 4.500 doces por mês. Além de oferecer produtos regionais, o Shopping Rural promove apresentações de danças e música ao vivo nos finais de semana.
O projeto também conta com um documentário produzido de forma independente por Fabiane Nagabe e Alisson Martins, com caráter de uso livre e sem fins comerciais. O trabalho é fruto da pesquisa de doutorado em Geografia de Fabiane Nagabe, a pesquisa, apoiada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) através do Departamento de Turismo e Hotelaria, onde Fabiane é professora Adjunta I, também conta com a colaboração do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Fontes: