Por Israela Ramos
O Festival Capulanas: mulheres na cultura popular acontecerá de forma totalmente virtual entre os dias 18 e 22 de agosto, de forma gratuita, com transmissão pelo Youtube e Instagram , e contará com a presença de mulheres representantes dos estados da Paraíba, Pernambuco, Pará, São Paulo e Maranhão.
A programação do festival conta com 8 oficinas, 10 apresentações e 2 bate-papos instigantes e fortalecedores, com mestras, brincantes, mulheres artistas, educadoras, lideranças religiosas e realizadoras da cultura popular brasileira, abordando temáticas sobre o movimento de empoderamento feminino e quebra de barreiras.
As oficinas ministradas por mulheres, vão apresentar arte através dos fazeres das diferentes expressões da cultura popular que perpassam vivências e raízes. As vagas para as oficinas virtuais são limitadas e exclusivas para mulheres, as inscrições podem ser feitas através do link .
O evento criado para fortalecer e enaltecer a contribuição de potências femininas é produzido pelo Ponto de Cultura Maracastelo e nasce como um grito de liberdade e de maior reconhecimento das mulheres que fazem a cultura popular. A organização do evento enfatiza que homens também terão muito para aproveitar durante as transmissões do evento via Youtube e Instagram nas redes sociais do @coletivomaracastelo.
Segundo Ângela Gaeta que é fundadora do Ponto de Cultura Maracastelo, “a motivação para o tema do evento veio da necessidade de criar espaços de troca entre mulheres e consequentemente combater o machismo, que por ser uma questão social, reverbera dentro da cultura popular. Pois, até muito pouco tempo, mulheres não podiam participar de alguns “brinquedos”, ou ficavam restritas aos fazeres tidos como femininos. A ideia é que o Capulanas demonstre para as mulheres que lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive na Cultura Popular. ”
As mulheres, representantes, mestras e lideranças que participarão do evento são de idades e atuações distintas, demonstrando toda a diversidade que há na cultura popular. Essas mulheres estão à frente de grupos e comunidades e debateram sobre o que afeta a permanência e a transmissão de saberes. Ângela afirma ainda que, “a Paraíba tem grandes representações de mulheres na Cultura Popular, mas, infelizmente ainda não há reconhecimento e condições para que essas mulheres toquem seus trabalhos de forma digna, devido à ausência de políticas públicas culturais, além das dificuldades impostas pelo machismo. Nesse sentido, o Festival Capulanas é também uma forma de chamar a atenção das gestões públicas, para pensarem novas formas de fomento e apoio para a cultura popular e para essas mulheres que fazem a cultura acontecer Brasil afora. ”
O projeto está sendo realizado com recursos oriundos da Lei de Emergência
Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020) via chamamento público do Município de João Pessoa Nº 005/2020 – Fundação Cultural de João Pessoa.