O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Artista plástico paraibano cria monumento em tributo ao centenário de Jackson do Pandeiro

Marcela Mayara

Rafael dos Santtos é membro da Academia de arte Divine Académie Française des Arts, Lettres et Culture sediada em Paris, França. Ele é internacionalmente reconhecido e foi convidado pelo Governo do Estado da Paraíba para criar um monumento público que será o marco dos festejos do Centenário de Jackson do Pandeiro.  Essa obra será instalada no Terminal Rodoviário de João Pessoa, no bairro do Varadouro. 

A escolha do local onde ficará a escultura foi estratégica, por se tratar da região em que o multi-instrumentista Jackson morou na década de 40, período que foi contratado para tocar na orquestra da Rádio Tabajara. Além disso, a ideia também é valorizar esta grande área de circulação de entrada e saída de pessoas que, depois da instalação, serão recepcionadas pela figura do ilustre músico. Rafael dos Santtos afirmou que o seu objetivo principal sempre foi: “Aproximar as pessoas da arte, levar a arte a quem não tem oportunidade de ir a uma galeria, ver uma exposição.”

O monumento tem 5,20m de altura, pesa cerca de 10 toneladas e foi confeccionado em aço corten, que contém elementos anticorrosivos em sua composição. Este tipo de aço  apresenta em média três vezes mais resistência à corrosão do que o aço comum.  “A gente queria fazer uma obra que fosse popular (…) para que as pessoas pudessem passar, admirar e se identificar. Acredito que o monumento ficou o mais próximo possível do imaginário nordestino”, disse Rafael dos Santtos.

 “Eu estou muito feliz com o resultado, depois que a obra estiver toda montada, tudo no lugar, ficará lindo. Ela vai ter uma iluminação especial para poder realçar os traços da escultura. Se você olhar de qualquer um dos lados, consegue enxergar a figura do Jackson. O lugar é central, todo mundo que passar pela Rodoviária será recebido por Jackson do Pandeiro”, declarou o artista plástico.

Ele ainda tem a ideia de produzir obras inspiradas no Centenário para as cidades de Campina Grande e Alagoa Grande, onde também residiu o Jackson do Pandeiro.

Por solicitação da Comissão do Centenário, instituída pelo Governador do Estado da Paraíba, o monumento teve como inspiração a marca publicitária oficial, encomendada pelo governo para os festejos do centenário de Jackson do Pandeiro, produzida numa parceria entre a agência de publicidade Antares Comunicação e o artista gráfico Jô Oliveira. 

Logo oficial do Centenário de Jackson do Pandeiro.

O artista Rafael dos Santtos, antes mesmo de receber o convite do Governo do Estado para a criação do monumento, já havia apresentado uma carta junto à Presidência da  Divine Académie Française des Arts, Lettres et Culture com a proposta de reverenciar Jackson Pandeiro em Cerimônia Solene a ser realizada no Palácio George V, em Paris. A Presidente da Academia, Madame Diva Pavesi, encaminhou a proposta do artista à Comissão Superiora de Recompensas na França. A indicação para a homenagem ao músico foi aprovada por unanimidade pelos membros da Comissão. Todos os anos essa instituição acadêmica premia artistas de vários países e escolhe anualmente um personagem histórico para a homenagem.

Rafael dos Santtos foi ainda convidado a participar da maior exposição internacional de arte do mundo, o “Le Carrousel Du Louvre” junto a 600 artistas de diversos países. 

         Artista Plástico Rafael dos Santtos

“Eu sou o único paraibano convidado pela Academia a participar da exposição, onde também homenagearei Jackson do Pandeiro”, relatou.

As obras do artista serão apresentadas ao mundo em Outubro deste ano e incluirá a maquete do monumento “O Rei do ritmo”.

 Logo da Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *