O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 08/07/2020

Engenho Vaca Brava

O Engenho Vaca Brava é localizado na cidade de Areia, no brejo paraibano, e foi inaugurado em 1860, o mais antigo da região.
Data de publicação: julho 8, 2020

Município: Areia-PB

Instagram: @cachaçamatuta

Facebook: https://www.facebook.com/cmatuta/

Telefone: (83) 3066-0228

Contato: atendimentocachacamatuta@gmail.com

Localização:  Fazenda Engenho Vaca Brava, s/n – Zona Rural, Areia – PB, 58397-000

O Engenho Vaca Brava é localizado na cidade de Areia, no brejo paraibano, e foi inaugurado em 1860, o mais antigo da região. Recebia como hóspede o escritor paraibano José Américo de Almeida e serviu de inspiração para sua obra, A Bagaceira. 

Não é apenas conhecido por ser inspirador, mas também pela produção de cachaça desde o ano de 1865. Apesar de produzir há 200 anos, apenas em 2003 engarrafou a marca da cachaça Matuta. O nome foi inspirado nos antigos comerciantes que passavam no engenho para comprar a cachaça, denominados “matutos”. 

Seu conjunto arquitetônico de estilo colonial, possui grande valor estético e cultural, pois estão intimamente ligados com todo o saber praticado ali durante as seis gerações da família. No Engenho, ainda é possível encontrar uma máquina a vapor francesa que funciona desde os tempos da revolução industrial.  

Hoje, o local tem estrutura turística para receber visitantes guiados nas instalações do Engenho e Fábrica, podendo conhecer sobre o lugar e personagens característicos da região, como as história da época de José Ruffino que vivia no engenho em uma casa equipada com senzala. 

Além disso, os turistas possuem a oportunidade de conhecer e ver de perto a produção da cachaça. Na empresa, é moído 180 toneladas de cana por dia e produzidos 3,5 milhões de litros por ano, seguindo a receita tradicional da família. 

O local é aberto para visitações com o horário de funcionamento de segunda à sexta das 8h às 16h; sábado das 8h às 11h.

Grace Vasconcelos

Fontes: https://areia.pb.gov.br/turismo/pontos-turisticos/

https://bityli.com/XQcRI

https://bityli.com/4izyg

http://codata.pb.gov.br/fapesq/noticias/a-cachaca-da-paraiba-esta-nas-paginas-do-estadao

https://www.polemicaparaiba.com.br/paraiba/na-rota-da-cana-engenho-da-matuta-tem-200-anos-de-historia-e-coleciona-premios-por-excelencia/

https://www.facebook.com/cmatuta/

https://www.destinoparaiba.pb.gov.br/ondeir/caminho-dos-engenhos-e-roteiro-das-cachacas-de-alambique/

 

2 respostas

  1. Hoje conheci a cachaça Matuta Umburana. Comprei na Feira de São Cristóvão, aqui no Rio de Janeiro. Gostei muito! Saborosa e suave e com um preço acessível. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *