O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 18/09/2023

Banda Nação Nativa

A banda Nação Nativa, teve seu início em 2008 na cidade de Patos, e vem obtendo uma evolução notável em suas apresentações. 
Data de publicação: setembro 18, 2023

Local: Patos – PB                                              

Ano de Criação: 2008                                                  

Gênero Musical: Reggae, Forró e Baião                

Integrantes: Heitor Loureiro (vocalista), Dodô (guitarrista), George Cabral (baixista), Diogo Loureiro (guitarrista), Jorge (baterista), Tarcísio (Trompete) e Diogo Rocha(Sax e Sound System)       

Site: http://www.myspace.com/nacaonativa                                                  

Facebook: https://www.facebook.com/nacaonativa/?locale=pt_BR                                                                 

Instagram: https://www.instagram.com/nacaonativa/                                             

Twitter: https://twitter.com/nacaonativa                                                     

E-mail: nacaonativa@gmail.com                                                 

Contatos: (83) 98664-1632 // (83) 99671-0677

A banda Nação Nativa, teve seu início em 2008 na cidade de Patos, e vem obtendo uma evolução notável em suas apresentações.  A ideia inicial para a criação da banda surgiu a partir de dois amigos de Heitor Machado,  juntos foram em busca de novos integrantes e ao longo dos anos desenvolveram a equipe atual. Um dos principais objetivos da Nação Nativa é adaptar o reggae a cultura nordestina, criando uma identidade através da qual o grupo possa expressar uma nova forma de arte, misturando os ritmos puramente nordestinos como o forró e o baião com o reggae music, o ritmo jamaicano.

Em todos anos esses anos de estrada, o grupo carrega a responsabilidade de difundir no cenário alternativo sertanejo o estilo jamaicano “reggae music”, cujas composições abordam temas regionais, ressaltando a importância demográfica e os valores culturais, o que pode ser claramente percebido já nas primeiras composições autorais, “O pôr do sol do sertão” e “Flor da Terra”.

Ao longo desse período, a Nação Nativa incorporou nova formação, porém, a banda não perdeu a essência e se mantém fiel ao estilo musical que a consagra entre o público patoense e de outras cidades onde se apresentou, como João Pessoa, Campina Grande, e por incursões pelos Estados do Pernambuco e Rio Grande do Norte. Nessa atual formação, integram a banda: Heitor Loureiro (vocalista), Dodô (guitarrista), George Cabral (baixista), Diogo Loureiro (guitarrista), Jorge (baterista), Tarcísio (Trompete) e Diogo Rocha(Sax e Sound System).

Em 2019, a banda se apresentou no Palco Multicultural do Bar Tenebra em Campina Grande, durante as festividades do São João, o show foi o ponto de partida para o lançamento da música “Vibrações”. Ela foi tocada junto a outras como “Os mesmos caras”, que tem como abordagem principal, a crítica ao cenário político atual. Entre as músicas que tratam da legitimante da cultura do nordeste em associação ao reggae, podemos citar a canção “Rasta reggae”, que refere-se ao arrasta pé do forró com a melodia do reggae. Segundo Heitor, vocalista da banda Nação Nativa, o público sempre é dos mais variados, graças ao seu diferencial em incrementar o ritmo jamaicano com a energia do forró tradição.

Sua música mais recente, “Energia” foi lançada em 2022 em parceria com a Gota Sonora Produtora, os fãs podem acompanhar os anúncios de novos projetos e eventos da banda através de suas redes sociais oficiais. As músicas da Nação Nativa estão disponíveis no site do Palco MP3. 

Jonas do Nascimento dos Santos

Fontes: 

https://m.som13.com.br/nacao-nativa/biografia

https://www.radioespinharas.com.br/post.php?codigo=19105

https://reporterjunino.com.br/2019/06/22/palco-multicultural-do-tenebra-tras-diversidade-musical-ao-sao-joao-de-campina-grande/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *