O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 25/02/2024

ACHIP – Ateliê Casa do Hip Hop Paraibano

Espaço colaborativo.
Data de publicação: fevereiro 25, 2024

Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos

Localização: Rua Paulino Santos Coelho, nº 11, Jardim Cidade Universitária, João Pessoa – PB                                          

Data de Inauguração: 29 de abril de 2016                                                                 

Idealizador do Projeto: Gerard Miranda             

Produtor do Projeto: Araceli Duran        

Objetivo do Projeto: oferecer um espaço colaborativo com a realização de oficinas, mostras culturais, exposições, shows, palestras, debates e serviços

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCdqGrJ2pp_yLrYypHCDuTwQ

Instagram: https://www.instagram.com/achip_pb/

O Ateliê Casa do Hip Hop Paraibano (ACHIP) é um projeto que envolve cultura, arte e lazer. Formado por ativistas da Cultura Hip Hop, busca através de parcerias, oferecer um espaço colaborativo com a realização de oficinas, mostras culturais, exposições, shows, palestras, debates e serviços. Sendo inaugurado na antiga sede do Centro Interativo de Circo (CIC), no bairro Jardim Cidade Universitária, em João Pessoa. A inauguração teve uma  programação especial ocorrida durante os dias 29 e 30 de abril e 1 de maio de 2016, com apresentações, oficinas, workshops, exibição de filmes, bazar, debates, mesa-redonda e outras.

Para Gerard Miranda, idealizador do projeto, esse foi o momento do Hip Hop da Paraíba se organizar e se profissionalizar. A ACHIP se baseia na arte urbana e é a partir dessa arte que a casa irá buscar autonomia, através da cultura solidária com empreendedorismo sustentável. Já para GigaBrow, um dos artistas visuais mais expressivos da Paraíba, ter um espaço dedicado à cultura de rua é uma conquista,  segundo ele, o Ateliê Casa do Hip Hop é um espaço criado para suprir as demandas do mercado de arte e outras ramificações, afinal já ultrapassamos o período de formação dos artistas, e agora é hora de retornar ao mercado de forma profissionalizada. A produtora do projeto, Araceli Duran, acredita que a formação política é um instrumento que vai fortalecer a cultura, investindo no empreendedorismo e na produção independente. Segundo ela, a ACHIP vai buscar sempre o uso da democracia artística como forma de agregar valores culturais e fortalecer o hip hop. O Movimento Hip Hop é um segmento sócio cultural que agrega jovens de periferias na busca de empoderamento e politização através da cultura. Dentre as expressões artísticas do Hip Hop estão: Graffiti (Arte Visual), Rap (Música), Discotecagem (Música) e Dança de Rua. Essas expressões aliadas à formação política criam um instrumento poderoso na inclusão de jovens e fortalecimento dos vínculos comunitários. Na Paraíba, esse movimento vem crescendo cada vez mais, dessa forma, é importante para todo o estado, um espaço de convivência, formação e desenvolvimento da cultura e é isso a que se propõe a ACHIP. O lançamento do projeto contou com as apresentações dos DJs Mauro, Black e Joh 189, além de outros artistas como CG ZOO, Preto Alisson, e  dos MCs Indigente e JR. Houve também  a exibição do documentário Parahyba HipHop. 

Fontes:

https://paraibaja.com.br/atelie-casa-do-hip-hop-paraibano/

https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2016/04/atelie-casa-do-hip-hop-paraibano-e-inaugurado-nesta-sexta-feira.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *