Almofadinhas de Tapioca, como é chamado no Nordeste, ou Dadinhos de Tapioca, como é conhecido no Sul do Brasil, é um petisco regional tipicamente paraibano e simples de fazer.
Seja em versão brulée ou em forma de cubinhos com queijo coalho gourmet, a diferença está nas variedades sofisticadas de um prato nordestino e que faz muito sucesso na cidade de Bananeiras, no brejo paraibano.
Há tempos que as almofadinhas de tapioca viraram a melhor pedida nos bares mais modernos do país. As infinitas formas de recheio no prato final garante um toque de requinte, sempre com adaptações dependendo do lugar do Brasil onde é preparado.
O petisco é feito basicamente com tapioca, leite, queijo coalho e sal. Sua receita original provém de um restaurante nordestino na cidade de São Paulo, chamado O Mocotó. Na Paraíba, a especiaria ganhou novas variedades e chama a atenção pelos ingredientes regionais, como o mel de engenho.
Segundo a chef de cozinha Karina Leon, o preparo do prato começa com a hidratação da goma de tapioca granulada, com leite, por cerca de 20 minutos. Em seguida, acrescenta-se o queijo coalho, o sal e a pimenta. Todos os ingredientes devem ser batidos no liquidificador. Com a massa consistente, é preciso colocá-la em uma forma de alumínio coberta com um plástico fino e comprimi-la. Após 12 horas na geladeira é só fazer o corte e fritar. Os acompanhamentos são opcionais.
Fontes:
http://www.otempo.com.br/pampulha/estilo/tapioca-prato-ganha-vers%C3%A3o-gourmet-1.839795
http://mdemulher.abril.com.br/receitas/claudia/dadinhos-de-tapioca