O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 31/08/2016

Banda Filarmônica Abdon Felinto Milanez

A centenária Banda foi fundada quase que no mesmo ano em que se deu a Emancipação Política da Cidade de Areia, 18 de maio de 1846 (um ano a menos).
Data de publicação: agosto 31, 2016

Município: Areia – PB

Ano de Fundação: 1845

A centenária Banda Filarmônica Abdon Felinto Milanez foi fundada quase que no mesmo ano em que se deu a Emancipação Política da Cidade de Areia, 18 de maio de 1846 (um ano a menos). O município é conhecido por suas riquezas culturais. Patrimônio Histórico Nacional, desde 2005, pelo seu conjunto histórico, urbanístico e paisagístico.

Os componentes da banda estrearam o seu novo fardamento no dia 18 de maio de 2011, nas comemorações da emancipação política do município. Na oportunidade a banda apresentou-se na tradicional alvorada.

A Filarmônica executou os seus já tradicionais dobrados, inclusive o Hino da Cidade de Areia. A população teve a oportunidade de apreciar os acordes da banda, e a beleza do novo fardamento, atentando para os detalhes, e o capricho com o qual o mesmo foi confeccionado, apresentando o “Brasão” da Prefeitura Municipal, bordado no peito.

A banda recebeu o nome em homenagem a Abdon Felinto Milanez, um músico erudito, compositor, engenheiro civil e administrador (Areia, 10 de agosto de 1958 – Rio de Janeiro, 1 de abril de 1927). Milanez compôs o Hino do Estado da Paraíba em 1905, com letra de Francisco Aurélio de Figueiredo Melo.

A Filarmônica marca presença nas festividades cívicas, e eventos culturais do município. Em suas apresentações chama a atenção pela qualidade musical do seu repertório.

Fontes:

http://pesopesadodanoticia.blogspot.com.br/2011/05/filarmonica-abdon-felinto-milanes.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Areia_(Para%C3%ADba)

http://www.paraibacriativa.com.br/artista/abdon-felinto-milanez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *