O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 25/07/2023

Catiço

Monólogo teatral.
Data de publicação: julho 25, 2023

Monólogo teatral

Grupo: Cia de Teatro Taipas

Direção: Thiago de Assis

Um espetáculo baseado em fatos reais. Catiço conta que se formaram, no interior do Ceará, nos anos de 1915 e 1932, campos de concentração da seca. Embora os locais não fossem ‘campos de extermínio’, eles foram criados para isolar a população indesejada que tentava sobreviver à seca do Sertão, fugindo para Fortaleza.

No lugar de combater o horror da seca na região, e de trabalhar para levar água e salvação para tais populações cearenses, os governantes da época, em um duplo horror, decidiram por isolar as pessoas, que só desejavam fugir da seca para fugir da morte.

É esse o enredo do monólogo interpretado pelo ator Thiago de Assis. A história contada por Raquel de Queiroz em O Quinze, num período em que acredita-se que, em 1932, 90 mil pessoas viviam espalhadas por quatro dos sete campos remanescentes na época. Apesar da dificuldade de encontrar dados oficiais, especialistas apontam que há registros de mais de mil mortos entre 1932 e 1933.

Ao Paraíba Criativa, Thiago de Assis – também idealizador do projeto – fala dos desafios dessa atuação:

“Atuar um monólogo que relembra campos de concentração da seca no Nordeste é uma tarefa difícil, as desconstruções de muitas fases e estudos técnicos, a criatividade de imaginar um menino travesso transcender uma história tão triste que aconteceu no Brasil, me tirou uma inquietude de interpretação dramática e corporal onde a personagem trás na versatilidade o contorcionismo cênico”.

Thiago declarou que a participação no Fetuba foi um novo palco onde a Cia. apresentou um espetáculo dramático baseado em fatos reais da história do Nordeste, abrindo portas para a valorização das raízes culturais nordestinas. Ele ainda conta sobre a experiência de levar a arte paraibana para um festival internacional: “… oportunidade de mostrar as raízes artísticas paraibanas, desde os meus 11 anos de idade comecei a me dedicar ao teatro com influências de artistas de minha terra, Areia”. 

Sandra da Costa Vasconcelos

Fontes:

https://paraibacriativa.com.br/espetaculo-catico-chega-ao-fetuba-neste-sabado/

https://coisasdecajazeiras.com.br/noticias/monologo-catico-traz-a-historia-dos-campos-de-concentracao-da-seca-ao-teatro-iracles-pires-em-cajazeiras/

https://campinafm.com.br/quintas-artisticas-apresenta-espetaculo-catico/

https://coisasdecajazeiras.com.br/noticias/monologo-catico-traz-a-historia-dos-campos-de-concentracao-da-seca-ao-teatro-iracles-pires-em-cajazeiras/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *