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Data de publicação do verbete: 21/07/2016

Colégio Nossa Senhora de Lourdes

A Escola que o Padre Rolim deu início as suas atividades educacionais em Cajazeiras, ou seja, o primeiro Colégio Padre Rolim, que na época era chamado de Salesiano.
Data de publicação: julho 21, 2016

Município: Cajazeiras – PB

Localização: Praça Ana de Albuquerque, nº 11, Centro.

Prédio inaugurado em 1843

Área total do colégio: 10.265,36 m² / Área construída: 3.692,72 m².

O atual Colégio Nossa Senhora de Lourdes, foi na verdade o Colégio que o Padre Rolim deu início as suas atividades educacionais em Cajazeiras, ou seja, o primeiro Colégio Padre Rolim, que na época era chamado de Salesiano. O colégio atraiu vários estudantes e até mesmo personalidades, entre elas o Padre Cícero (vindo de Juazeiro do Norte, Ceará). Além dele, outras personalidades também estudaram lá e passaram a morar próximo ao colégio. Foi daí que o município de Cajazeiras passou a ser conhecido como a “A terra que ensinou a Paraíba a ler”.

Apenas em 1921 o colégio se tornou Escola Normal administrada por freiras. Durante muito tempo foi administrado pela Congregação das Irmãs Dorothéas, entre 1928 até meados da década de 1980. Foi na década de 1930, no bispado de Dom João da Mata, que o prédio de Colégio passou por reformas recebendo um andar superior. O nome passou a ser de fato Nossa Senhora de Lourdes apenas por volta de 1952.

Embora não se tenha conhecimento de uma determinação legal para isso, deduzimos apenas que essa mudança de nome se deve à própria religiosidade das irmãs que conduziam o colégio. A partir de 1990, a instituição de ensino passou a ser administrada pela Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora (IENS), provenientes do Rio Grande do Sul (RS), e posteriormente o colégio passou a ser administrado pela Sociedade Literária e Caritativa Santo Agostinho, cuja filosofia educacional tem como base os princípios educacionais de Madre Teresa de Jesus Gerhardinger, fundadora da Congregação supracitada.

O colégio tem como missão contribuir com o desenvolvimento integral da pessoa humana e encontra aporte no seu Projeto Político Pedagógico que prioriza uma Educação Evangélico-Libertadora, pressupondo ações de atitude democrática, participativa e dinâmica no seu processo de ensino e aprendizagem.

A opção pelos pobres, crianças, jovens e adolescentes, e pelas mulheres, lema de Madre Teresa, está refletida nos objetivos que atendem na formação de profissionais docentes em Nível Médio para o Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais), Ensino Normal em Nível Médio e Educação Infantil, como também de jovens e adolescentes (meninos de rua) desenvolvendo ações de assistência educacional, econômica, ética, de formação humana e culinária, espiritualidade, esporte e liderança.

Para tanto, a escola utiliza-se dos recursos da filantropia, parceria com alguns setores, órgãos do município, da equipe da Pastoral Escolar do Colégio, famílias generosas e comerciantes da cidade.

Vale ressaltar que tais ações só se tornam efetivas, mediante o engajamento do grupo de profissionais, que se dedicam no cumprimento da missão do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, e famílias parceiras.

O colégio ainda conta com infraestrutura composta por salas de aulas amplas, arejadas, algumas climatizadas, salas de Multimeios amplas e climatizadas, ginásio de esporte, gabinetes de coordenação e regentes, biblioteca reestruturada com acervo atualizado, laboratórios de informática e de exatas, espaço de convivência, área verde, pátios de socialização, parque infantil bem equipado, com uma área coberta, palco para teatro, danças e coreográficas com as crianças. Todos os ambientes estruturados, dentro da escola e localização do prédio num local central da cidade.

O colégio tem um Projeto Político-Pedagógico com duração de 04 (quatro) anos, onde decorrido esse período, o referido documento passa por reformulações, de maneira a atender e acompanhar as exigências sócio-políticas, econômicas e culturais da sociedade na qual está inserido.

Em sua essência teórico-prática, busca a formação de educandos histórico-críticos, que valorizando o passado de sua história, tornam aptos às exigências do futuro, o que lhe proporcionam a construção do pensamento crítico. Para isso, propõe uma práxis com conteúdos e metodologias que despertam a dialética essencial, à caracterização da pedagogia crítico-social dos conteúdos.

Em sua estrutura, destaca-se a preocupação com a formação continuada que deve ser prática apenas para os docentes, mas também para os alunos que devem entender, que todo profissional precisa estar sempre buscando um aperfeiçoamento intelectual.

O projeto do CNSL se preocupa com a inclusão, pois é vista pela comunidade educativa como um grande desafio, deste modo, advém então a preocupação em ser oferecida uma educação de qualidade para todos, buscando valorizar as diferenças, que é um dos principais objetivos a serem atingidos.

Além do Curso Normal em Nível Médio, Ensino Fundamental e Ensino Médio, onde 99% são oriundos de famílias de baixíssima renda, o Colégio recebe, em todos os outros Cursos, alunos filhos de famílias carentes.

Fontes:

Rolim, Eliane de Souza; Dissertação de Mestrado: Patrimônio Arquitetônico de cajazeiras – PB: memória, políticas públicas e educação patrimonial, UFPB, 2010.

http://www.cchla.ufpb.br/ppgh/2010_mest_eliana_rolim.pdf

http://www.cnslpb.com.br/          

https://pt-br.facebook.com/cnslpb?rf=141459872644627

http://www.misterwhat.com.br/company/1451448-colegio-nossa-senhora-de-lourdes-cajazeiras

http://cajazeiras.pb.gov.br/historia_do_municipio/

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