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Data de publicação do verbete: 19/11/2016

Comunidade Quilombola da Serra do Talhado

Um dois mais antigos e importantes quilombos do país. Conhecido por ser tema e cenário do documentário cinematográfico Aruanda.
Data de publicação: novembro 19, 2016

Município: Santa Luzia

Endereço: Zona rural de Santa Luzia

Fundação: Existe desde o século XIX, em 2004 foi reconhecida oficialmente, pela Fundação Palmares, do Ministério da Cultura, como Comunidade Quilombola.

As comunidades quilombolas são grupos étnicos predominantemente formados por populações negras, rurais ou urbanas, que se auto definem a partir das relações com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias. Estima-se que em todo o País existam mais de três mil comunidades quilombolas.

A Comunidade Quilombola da Serra do Talhado se originou em meio à sociedade escravocrata brasileira em meados do século XIX, por volta de 1890. Conta à história que um negro fugitivo de fazendas no Piauí de nome José Bento Carneiro (Zé Bento) e sua esposa Maria Cecília da Purificação (Mão Cizia) foram os primeiros moradores do quilombo rural do Talhado.

“A maioria da comunidade é formada por parentes. Eles costumam casar entre si e mantêm uma forte vida comunitária. Muitas casas foram construídas ao redor do galpão das ‘loiceiras’ (denominação para as mulheres artesãs que produzem louças de barro), onde são produzidas as peças que garantem a sobrevivência de boa parte das famílias”, explicou a antropóloga Maria Ester Fortes.

Em 2004, um importante salto para o fortalecimento das raízes culturais da Comunidade Quilombola da Serra do Talhado foi dado através do reconhecimento da comunidade como um remanescente quilombola pela Fundação Cultural de Palmares – órgão federal criado para promover a preservação, a proteção e a disseminação da cultura negra.

Maria Ester destaca que durante o trabalho de campo realizado na comunidade para a elaboração do Relatório Antropológico da Comunidade Urbana do Talhado foram identificadas diversas tradições mantidas há gerações pelas famílias – sendo a principal delas a produção de peças de cerâmica pelas mulheres, eternizada no documentário Aruanda (1960), do cineasta paraibano Linduarte Noronha.

Nóbrega (2007) afirma que o grupo do Talhado apresenta o seguinte diferencial étnico:

História de vida compartilhada e marcada por quase cem anos de semi-isolamento e uma luta constante contra o preconceito e a discriminação externa;

Crença na ideia de que o grupo é uma grande família, irmanados por uma mesma herança genética, a partir dos ancestrais José Bento Carneiro (Zé Bento) e Cecília Maria da Purificação (Mãe Cizia);

Modelo de organização social pautado na prática da endogamia e na regra de residência uxorilocal (os homens ao se casarem deixam a casa dos pais e passam a morar com a família de suas esposas), a fim de facilitar a coesão do grupo e a permanência no seu território (SANTOS, 1998).

Respeito mútuo a um líder local (que exerce o papel social de chefe do grupo). Geralmente, esse líder é o negociador das questões político-administrativas da comunidade;

Uma estrutura de linguagem peculiar (vocabulário, linguajar cantado e dificuldades em pronunciar dígrafos e encontros consonantais);

Produção artesanal de cerâmicas com barro. Mantida como atividade complementar à economia do grupo, é uma atividade predominantemente feminina e mantém um aspecto primitivo, voltado para a produção de utensílios domésticos. Hoje quase todas as loiceiras existentes estão realizando suas atividades num galpão, na zona urbana do município de Santa Luzia – PB;

Serviços de carpintaria, atividade tradicional predominantemente masculina. No processo histórico do grupo, destacam-se os carpinteiros: Zé Bento, Chico Bento, João Chico, ‘Tião’ de João Chico e Ramiro;

Tradição cultural em prestação de serviços de assistência aos partos. Na história do grupo destacam-se o parteiro leigo Severino de Antônia e as parteiras: Cecília (esposa de Zé Bento), Maria Balbina, Felina, Vitória de Antônio Chico e Hélvia;

Espírito festivo (com predominância nas datas comemorativas) caracterizado pelo canto, pela dança e pela bebida. Ênfase para a habilidade artística dos sanfoneiros, para a predominância do forró pé-de-serra (estilo musical preferido pelo grupo) e para a cachaça;

Valor simbólico atribuído aos elementos água e terra. Esses elementos, além de necessários para a sobrevivência do grupo, estão ligados à produção de cerâmica e ao sistema de heranças por partilha (das terras pertencentes aos ancestrais);

Além disso, a comunidade sempre lembra que Talhado é terra de cinema e o grupo atribui a ‘fama’ do lugar ao documentário “Aruanda”. De fato, a comunidade Quilombola da Serra do Talhado tem sido representada, de diferentes maneiras, pela linguagem cinematográfica. Hoje, três documentários fazem referência à comunidade: “Aruanda” (lançado em 1960), “Talhado – Uma Relação com o Presente” (lançado em fevereiro de 2008) e “Talhado” (lançado em Santa Luzia, no dia 29 de maio de 2009).

 

Fontes

http://www.incra.gov.br/pb-comunidade-de-serra-do-talhado-e-reconhecida-como-remanescente-de-quilombo

http://www.sertaopb.com/2011/04/comunidade-urbana-de-serra-do-talhado.html

http://www.cedefes.org.br/?p=afro_detalhe&id_afro=6551

https://www.google.com.br/search?q=comunidades+quilombolas+identidade+cultural&espv=2&biw=1600&bih=731&source=lnms&tbm

=isch&sa=X&ved=0CAYQ_AUoAWoVChMIjcauguumxwIVQ44NCh01bg25#tbm=

isch&q=negro+identidade+cultural&imgrc=EypIOhXZd5k4UM%3A

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